O clássico entre Colo-Colo e Fortaleza pela Copa Libertadores foi interrompido por um cenário de tragédia e violência. O jogo, disputado no estádio Monumental David Arellano, em Santiago, foi oficialmente cancelado após o 2º tempo ser interrompido por protestos diante da morte de dois torcedores — um jovem de 18 anos e uma criança de 13.
O que se sabe até agora
Segundo o jornal chileno La Tercera, o tumulto começou antes da partida, quando torcedores tentaram forçar a entrada pelos setores Tucapel e Caupolicán — áreas reservadas à torcida local, próximas à Avenida Marathon. A polícia foi acionada, mas não conseguiu conter a confusão.
No meio do caos, um caminhão teria atropelado as vítimas, que também foram esmagadas por uma estrutura metálica que desabou. Outros dez torcedores foram presos.
O promotor Francisco Mores confirmou ao La Tercera que os jovens morreram por esmagamento e que há suspeitas de envolvimento de um veículo, possivelmente policial.
“Está sendo investigado se algum carro da polícia esteve envolvido nas mortes. O que se sabe até agora é que uma das barras esmaga estes dois jovens junto com um peso maior, um peso que pode ser atribuído a diferentes causas. […] Estamos trabalhando com as câmeras do local para determinar a forma como os eventos ocorreram”, declarou Mores.
Torcedores invadiram o campo
Invasão e pânico em campo
Durante o segundo tempo da partida, quando o placar ainda marcava 0 a 0, torcedores do Colo-Colo invadiram o gramado, lançaram objetos e quebraram vidros atrás do gol defendido pelo time chileno. A cena gerou pânico: os jogadores do Fortaleza correram imediatamente para os vestiários.
A arbitragem suspendeu a partida, e o jogo não foi retomado. Nenhum jogador, árbitro ou membro das comissões técnicas foi agredido.
Conmebol se pronuncia
A Conmebol demorou quase duas horas para se manifestar, apenas quando o estádio já havia sido esvaziado. A entidade anunciou oficialmente o cancelamento do jogo, alegando “falta de garantias de segurança por parte do clube e das autoridades locais”.
“A Conmebol lamenta profundamente o falecimento de dois torcedores nas imediações do Estádio Monumental antes do início da partida entre Colo Colo e Fortaleza Esporte Clube. Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias e seres queridos. Estamos juntos neste momento difícil”, afirmou em nota.