PF prende suspeito de pagar por estupro infantil transmitido ao vivo; crime teria ocorrido no Recife

Operação Infância Resgatada 8 investiga rede de abuso sexual envolvendo transmissões online e pagamentos por atos criminosos
A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quarta-feira (23), em São Paulo, um homem suspeito de ter prometido pagamento para que outro cometesse estupro de vulnerável ao vivo, com transmissão do crime pela internet. O abuso teria sido realizado no Recife e envolveu uma vítima menor de idade.
A prisão é parte da segunda fase da Operação Infância Resgatada 8, que já havia levado à detenção do suposto abusador no Recife, em agosto de 2024. A investigação teve início a partir de informações repassadas pela Polícia da Austrália, em uma cooperação internacional para combater crimes de abuso sexual infantil na internet.
Na ação desta quarta, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na capital paulista, com a coleta de celulares, notebooks, computadores e mídias que possam conter provas de crimes relacionados à exploração sexual de crianças. Os equipamentos serão periciados.
Segundo a PF, o homem preso teria solicitado a transmissão ao vivo do crime e oferecido dinheiro em troca do estupro da vítima, que era menor de idade. Os investigadores já confirmaram pelo menos um caso de abuso, com a prisão do executor do crime no Recife durante a primeira fase da operação.
A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da PF em Pernambuco (DELECIBER/PE), com apoio da unidade de São Paulo (DELECIBER/SP), coordena a investigação.
O investigado poderá responder pelos crimes de produção, divulgação e armazenamento de pornografia infantil, além de estupro de vulnerável. Somadas, as penas podem ultrapassar 30 anos de reclusão.
A Polícia Federal reforça o compromisso no combate à exploração sexual infantil e destaca a importância da denúncia de crimes dessa natureza.