Transformação histórica no Cais José Estelita: novo sistema viário começa a operar em junho e destrava obras de dois grandes parques no Recife

Mudanças no trânsito viabilizam o Parque das Águas e o Parque da Memória Ferroviária, com mais de 88 mil m² de área verde até 2026

PROJEÇÃO DO PARQUE

A maior transformação urbana do Recife em décadas começa a sair do papel. A partir de 15 de junho, o novo sistema viário do Cais José Estelita será liberado ao tráfego, marcando uma virada na conexão entre o Centro e a Zona Sul da capital. A mudança viária — que substitui o antigo traçado da Avenida Engenheiro José Estelita por um binário moderno com três faixas por sentido, ciclovias e calçadas largas — é pré-requisito para o início da construção de dois grandes parques: o Parque das Águas, na orla, e o Parque da Memória Ferroviária, mais próximo ao Forte das Cinco Pontas.

Com mais de R$ 140 milhões em investimentos privados, o projeto é fruto de uma parceria entre o Consórcio Novo RecifePrefeitura do RecifeIPHAN e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU). O novo traçado muda a lógica de circulação: quem vai da Zona Sul ao Centro seguirá pela margem do Cais; no sentido oposto, o fluxo ocorrerá por trás dos edifícios do Novo Recife. Retornos e travessias elevadas foram incluídos para redistribuir o tráfego e garantir segurança.

“Estamos devolvendo à cidade 150 mil m² antes abandonados, dos quais 87 mil m² serão áreas públicascom parques, alamedas e espaços de convivência. É uma reconexão urbana com o mar, a história e a mobilidade moderna”, afirma Diego Villar, CEO da Moura Dubeux, uma das empresas do consórcio.

🚲 Pedestres e ciclistas no centro do projeto

A nova malha inclui 1,7 km de ciclovias bidirecionaiscalçadas acessíveis, espaços sombreados e áreas de lazer para todas as idades. A chamada “Esplanada do Cais” conectará o bairro de São José à orla da Bacia do Pina pela Avenida Dantas Barreto, com uso exclusivamente para pedestres, revalorizando a área histórica e estimulando o comércio local.

Segundo o consórcio, 90% das obras viárias já estão prontas. A liberação foi possível após a regularização jurídica da área onde será implantado o Parque da Memória Ferroviária, prevista há anos.

🌳 O que vem por aí: dois grandes parques públicos

🌊 Parque das Águas (conclusão em 2026)

Com 33 mil m² à beira da Bacia do Pina, o Parque das Águas trará áreas verdes, lago com vegetação nativa, espaços infantis, um “parcão” para pets, e requalificação de três casarões históricos, que poderão abrigar cafés, livrarias ou centros culturais. Uma praça cívica ligará a Dantas Barreto à orla, derrubando a barreira física entre o bairro de São José e o mar.

🚂 Parque da Memória Ferroviária (entrega parcial em 2026)

Localizado entre o Forte das Cinco Pontas e a antiga linha férrea, terá 55 mil m² dedicados à história ferroviária do Recife, com galpões restaurados, trilhos recuperados, espaços culturais e de inovação urbana. A ligação com o parque da orla será feita por uma grande explanada arborizada. A área abriga estruturas como a segunda linha ferroviária do Brasil, antes usada para o transporte de açúcar.

“Mais do que obras, estamos falando de qualidade urbana, integração social e nova paisagem para o Recife. Esse projeto simboliza uma cidade mais humana e conectada”, diz Eduardo Moura, diretor regional da Moura Dubeux.

🔒 Segurança e acessibilidade

Ambos os parques contarão com videomonitoramentoiluminação noturnapostos da Guarda Municipal e bicicletários. A ideia é transformar o antigo espaço abandonado em um novo polo de convivência, lazer e turismo — frequentado diariamente, e não apenas nos fins de semana.


Resumo do que muda:

  • 🛣️ Novo binário com três faixas por sentido e ciclovias
  • 🟢 Dois parques públicos com mais de 88 mil m² de área verde
  • 🏛️ Galpões e casarões históricos restaurados
  • 🚌 Melhoria na fluidez viária entre Zona Sul e Centro
  • 👣 Reconexão do bairro de São José com a orla
  • 📅 Entrega do sistema viário: junho de 2025
  • 🌳 Conclusão total dos parques: até o fim de 2026

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