🚇 Após anos de abandono, governo Lula autoriza privatização do Metrô do Recife

Concessão à iniciativa privada será conduzida pelo BNDES; Pernambuco ficará responsável por licitar e operar sistema sucateado

DO G1

governo federal autorizou a concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada, numa tentativa de reverter anos de degradação no sistema metroferroviário da capital pernambucana. A medida foi oficializada na última quinta-feira (22), com a publicação da Resolução nº 324 do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) no Diário Oficial da União.

Atualmente operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o metrô será repassado ao governo de Pernambuco, que ficará responsável por realizar a licitação da concessão com apoio técnico do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

A resolução é assinada pelo ministro das Cidades, Rui Costa, que preside o conselho do CPPI, e estabelece três etapas indissociáveis para efetivar a mudança:

  • 🏗️ Transferência dos bens e instalações federais para o governo do estado;
  • 📄 Outorga da concessão à iniciativa privada, por meio de licitação estadual;
  • 🏠 Transferência definitiva da propriedade dos imóveis operacionais da União para Pernambuco.

Um acordo de cooperação técnica será firmado entre o governo federal, o BNDES e o governo de Pernambuco, detalhando as responsabilidades de cada ente na transição. A avaliação dos ativos será feita por um modelo simplificado, baseado no fluxo de caixa projetado da concessão.


🚉 Um sistema à beira do colapso

Com 37 estações e duas linhas principais (Centro e Sul), o Metrô do Recife tem enfrentado sérios problemas operacionais, como paralisações frequentes, falhas técnicas, superlotação e estações deterioradas. A Linha Centro se divide entre os ramais Camaragibe e Jaboatão; a Linha Sul é conectada ao sistema de VLTs, que operam com tração a diesel.

Usuários denunciam há anos o abandono da estrutura, a falta de investimentos, e o risco à segurança de passageiros e funcionários. A expectativa da concessão é de atrair recursos privados para modernização e expansão da malha ferroviária.


🤔 E agora?

Procurados pelo g1, o governo de Pernambuco e o Ministério das Cidades não informaram:

  • Se há prazo para a conclusão da transferência;
  • Se a titularidade será permanente;
  • Se a articulação partiu do estado;
  • E se há previsão de expansão das linhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *