đ„ Gilson Machado diz Ă PF que passaporte era para o pai, nĂŁo para Mauro Cid
Ex-ministro de Bolsonaro nega ajudar Cid a fugir do paĂs e diz que nĂŁo tem contato com ele desde 2022; PGR vĂȘ tentativa de obstrução
O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) afirmou, em depoimento Ă PolĂcia Federal, que nĂŁo tentou obter passaporte portuguĂȘs para Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Segundo ele, o pedido feito ao Consulado de Portugal no Recife, em maio, seria para beneficiar o pai, de 85 anos.
Preso preventivamente na manhĂŁ desta sexta-feira (13), no Recife, Gilson Ă© investigado por suspeita de obstrução de Justiça. A Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR), que pediu a prisĂŁo, acredita que ele tentou facilitar uma possĂvel fuga de Mauro Cid, que Ă© delator e rĂ©u na ação penal da trama golpista em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).
đ Conversa com ex-cĂŽnsul
No depoimento obtido pelo Diario de Pernambuco, Gilson admitiu ter conversado com um ex-cĂŽnsul por telefone, em 12 de maio. No entanto, afirmou que o contato foi motivado por âquestĂ”es familiaresâ, especificamente para solicitar a renovação do passaporte do pai, Carlos Eduardo Machado GuimarĂŁes.
âNunca procurei qualquer pessoa, em qualquer consulado ou embaixada, buscando passaporte para Mauro Cidâ, declarou Gilson Ă PF.
â Sem contato com Cid, diz defesa
Gilson afirmou ainda que nĂŁo tem qualquer relação atual com Mauro Cid e que o Ășltimo contato entre os dois ocorreu no fim de 2022, durante a preparação de um discurso para o entĂŁo presidente Bolsonaro.
âNunca mantive contato com ele durante o perĂodo em que esteve preso ou agora, com restriçÔesâ, disse.
đ Passaporte emitido para o pai
De acordo com o ex-ministro, o pedido para o passaporte do pai foi agendado após orientação do ex-cÎnsul. No dia 13 de maio, ele teria enviado mensagem a uma funcionåria do Vice-Consulado de Portugal no Recife para viabilizar o atendimento.
O documento foi, de fato, expedido. O pai de Gilson compareceu ao consulado acompanhado de outro filho, segundo o depoimento.
đ”đč Cidadania portuguesa
Gilson declarou ainda que possui cidadania portuguesa e que seu prĂłprio passaporte europeu foi renovado pela Ășltima vez no fim de 2024.
Apesar das negativas, a PGR vĂȘ indĂcios de que o ex-ministro tentou favorecer Cid com a emissĂŁo do documento, o que poderia configurar tentativa de fuga e obstrução da Justiça. As investigaçÔes seguem em curso.