đ« EXECUTADO NO TRĂNSITO: TRĂS HOMENS SĂO CONDENADOS POR MATAR OFICIAL DE JUSTIĂA A MANDO DA EX-ESPOSA
Silvia Helena, mĂ©dica e ex-companheira da vĂtima, Ă© apontada como mandante do crime e ainda aguarda julgamento. VĂdeo mostra execução brutal na Zona Norte do Recife.
rĂȘs homens foram condenados pelo assassinato do oficial de Justiça Jorge Eduardo Lopes Borges, ocorrido em 4 de setembro de 2022, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife. A execução, flagrada por cĂąmeras de segurança, chocou o estado. A motivação do crime seria uma disputa judicial pela guarda da filha da vĂtima.
đ©ââïž A MANDANTE: MĂDICA E EX-COMPANHEIRA
A mĂ©dica Silvia Helena de Melo Souza Alencar, ex-esposa de Jorge, Ă© apontada pelo MinistĂ©rio PĂșblico como a mandante do homicĂdio. Ela estĂĄ presa preventivamente desde setembro de 2022, mas ainda nĂŁo foi julgada porque recorreu da decisĂŁo que a levaria ao jĂșri popular. A mĂ©dica Ă© mĂŁe de uma das filhas da vĂtima.
đž CĂMERAS FLAGRARAM O CRIME
O crime aconteceu no fim da tarde, por volta das 17h38, na Estrada do Arraial, quando Jorge Eduardo aguardava o sinal abrir dentro do carro. Um homem em uma motocicleta se aproximou e disparou ao menos sete vezes contra o veĂculo, atingindo-o fatalmente na cabeça.
Jorge foi socorrido com vida, mas teve morte cerebral confirmada trĂȘs dias depois. Ele tinha 42 anos e deixou dois filhos, um deles com apenas 50 dias de vida.
âïž OS CONDENADOS
Durante o julgamento, ocorrido nesta terça-feira (22), o jĂșri condenou os trĂȘs executores:
- Ezequias Oliveira da Silva: 21 anos de prisĂŁo
- JosĂ© Paulo AraĂșjo da Silva: 14 anos
- Michel Francisco da Silva: 14 anos
Somente Ezequias prestou depoimento. Os outros dois rĂ©us optaram pelo direito constitucional ao silĂȘncio.

đ§Ÿ R$ 10 MIL PARA MATAR
De acordo com a investigação, Silvia Helena teria oferecido R$ 10 mil para o crime. A prĂłpria mĂ©dica teria enviado mensagens via WhatsApp pedindo ajuda a um tio para contratar âum pistoleiro de grupo de extermĂnioâ. Esse mesmo tio entregou as mensagens Ă polĂcia, que confirmaram a negociação e o saque do valor antes do crime. A irmĂŁ da mĂ©dica tambĂ©m prestou depoimento contra ela.
đ©ââïž PRĂXIMO PASSO: JULGAMENTO DA MANDANTE
A defesa de Silvia Helena entrou com recurso no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o que adiou seu julgamento. Ela segue presa e deve ser levada a jĂșri popular assim que o recurso for analisado.
O crime gerou comoção e revolta por ter sido cometido de forma fria, calculada e com crueldade, em plena via pĂșblica, com o uso de intermediĂĄrios e motivado por disputa familiar.