đš CPMI DO INSS MIRA SINDICATO LIGADO A IRMĂO DE LULA E EMPRESA MILIONĂRIA
A CPMI do INSS avançou nesta quarta-feira (20) nas investigaçÔes sobre suspeitas de irregularidades no Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), ligado à Força Sindical e que tem como vice-presidente o sindicalista Frei Chico, irmão do presidente Lula.

Foram apresentados requerimentos para a quebra dos sigilos bancĂĄrio e fiscal de dirigentes do sindicato, incluindo o presidente Milton Baptista de Souza, o âMilton Cavaloâ, e a coordenadora jurĂdica Tonia Andrea Inocentini Galleti. Ambos tambĂ©m devem ser convocados a depor.
No centro das suspeitas estĂĄ a empresa Gestora Eficiente LTDA, que administrava cadastros de aposentados e recebia comissĂŁo por descontos feitos pelo Sindnapi. Entre 2020 e 2023, a companhia movimentou ao menos R$ 4,1 milhĂ”es. A firma tinha como sĂłcios parentes de dirigentes do sindicato, incluindo a esposa de Milton Cavalo e o marido de Tonia. Documentos tambĂ©m apontam pagamentos a familiares da prĂłpria advogada, o que reforça indĂcios de favorecimento.
A deputada Adriana Ventura (Novo-SP), autora dos pedidos, afirma que Tonia teve papel estratégico ao validar juridicamente contratos que garantiram a expansão das receitas do sindicato e o repasse de recursos para empresas privadas ligadas a familiares.
Outro requerimento pede a convocação do CEO do Banco Bmg, LuĂs Felix Cardamone Neto, devido Ă parceria com o Sindnapi que gerou centenas de queixas de aposentados, que alegam ter sido filiados sem autorização apĂłs contratar emprĂ©stimos consignados.
As apuraçÔes também alcançam o exterior: Ventura solicitou ao Ministério da Justiça cooperação com os EUA para a quebra de sigilo de uma offshore aberta na Flórida em nome de Daugliesi Giacomasi, esposa de Milton Cavalo, suspeita de blindagem patrimonial e lavagem de recursos desviados.
Em nota, o Sindnapi disse apoiar as investigaçÔes âdesde que feitas de forma imparcial e equilibradaâ e afirmou que seus dirigentes âestĂŁo tranquilos porque nada devemâ.