🚹 CPMI DO INSS MIRA SINDICATO LIGADO A IRMÃO DE LULA E EMPRESA MILIONÁRIA

CPMI do INSS avançou nesta quarta-feira (20) nas investigaçÔes sobre suspeitas de irregularidades no Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), ligado Ă  Força Sindical e que tem como vice-presidente o sindicalista Frei Chico, irmĂŁo do presidente Lula.

Foram apresentados requerimentos para a quebra dos sigilos bancĂĄrio e fiscal de dirigentes do sindicato, incluindo o presidente Milton Baptista de Souza, o “Milton Cavalo”, e a coordenadora jurĂ­dica Tonia Andrea Inocentini Galleti. Ambos tambĂ©m devem ser convocados a depor.

No centro das suspeitas estĂĄ a empresa Gestora Eficiente LTDA, que administrava cadastros de aposentados e recebia comissĂŁo por descontos feitos pelo Sindnapi. Entre 2020 e 2023, a companhia movimentou ao menos R$ 4,1 milhĂ”es. A firma tinha como sĂłcios parentes de dirigentes do sindicato, incluindo a esposa de Milton Cavalo e o marido de Tonia. Documentos tambĂ©m apontam pagamentos a familiares da prĂłpria advogada, o que reforça indĂ­cios de favorecimento.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP), autora dos pedidos, afirma que Tonia teve papel estratĂ©gico ao validar juridicamente contratos que garantiram a expansĂŁo das receitas do sindicato e o repasse de recursos para empresas privadas ligadas a familiares.

Outro requerimento pede a convocação do CEO do Banco Bmg, LuĂ­s Felix Cardamone Neto, devido Ă  parceria com o Sindnapi que gerou centenas de queixas de aposentados, que alegam ter sido filiados sem autorização apĂłs contratar emprĂ©stimos consignados.

As apuraçÔes tambĂ©m alcançam o exterior: Ventura solicitou ao MinistĂ©rio da Justiça cooperação com os EUA para a quebra de sigilo de uma offshore aberta na FlĂłrida em nome de Daugliesi Giacomasi, esposa de Milton Cavalo, suspeita de blindagem patrimonial e lavagem de recursos desviados.

Em nota, o Sindnapi disse apoiar as investigaçÔes “desde que feitas de forma imparcial e equilibrada” e afirmou que seus dirigentes “estĂŁo tranquilos porque nada devem”.

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *