Apac alerta: 16 barragens de PE estão em colapso; Jucazinho quase seca
Crise Hídrica: 16 Reservatórios em Pernambuco Entram em Colapso, Aponta Apac
A escassez de chuvas e o consumo crescente de água colocaram Pernambuco em alerta. Segundo levantamento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), 16 reservatórios do estado — 14 no Sertão e dois no Agreste — estão em situação de colapso, operando em níveis críticos que comprometem o abastecimento de milhares de famílias.
Entre eles estão três dos sete maiores reservatórios do estado:
- Entremontes, a 3ª maior barragem, com apenas 1,47% da capacidade;
- Jucazinho, a 6ª maior, com 2,5%;
- Chapéu, a 7ª maior, praticamente seca, com 0,16%.
Além disso, os reservatórios de Parnamirim (em Parnamirim) e Serrinha/Serraria (em Brejinho) já atingiram 0% da capacidade. Outros, como Pau Branco, Arrodeio e Engenho Gamacho, operam abaixo de 1%.
⚠️ Situação crítica
De acordo com Kássio Kramer, gerente de Monitoramento Hidrológico da Apac, a crise resulta da falta de chuvas significativas nas bacias hidrográficas, somada a fatores como evaporação intensa e alto consumo para irrigação e abastecimento humano.

🌊 Reservatórios em estado de alerta
Outros grandes mananciais, como Serro Azul (Palmares) e Carpina/Lagoa do Carro, que estão entre os maiores do estado, ainda resistem, mas operam entre 16% e 28% da capacidade. Quinze barragens estão na chamada faixa laranja(10% a 30% de volume).
🚰 Jucazinho: símbolo da crise
Responsável pelo abastecimento de 13 cidades do Agreste, a Barragem de Jucazinho sofre há anos com baixos índices. Hoje, acumula apenas 2,5% de sua capacidade, quase esgotada, apesar de obras emergenciais como a Transposição do São Francisco, instalação de balsas e adutoras de suporte.
A Compesa informou que vem adotando medidas emergenciais, como a reversão de adutoras, obras de novas estações de tratamento e investimentos milionários para minimizar os impactos. No entanto, a previsão é de que a situação siga delicada até o início de 2026.
📌 Resumo dos reservatórios em colapso (abaixo de 10%):
- Parnamirim: 0%
- Serrinha/Serraria: 0%
- Chapéu: 0,16%
- Pau Branco: 0,29%
- Arrodeio: 0,29%
- Eng. Gamacho: 0,91%
- Entremontes: 1,47%
- Jucazinho: 2,5%
- Quebra Unha: 2,55%
- Abóboras: 3,01%
- Boa Vista (Itapetim): 3,07%
- Araripina (Baixio): 3,58%
- Machado: 4,5%
- Rancharia: 4,8%
- Boa Vista (Salgueiro): 7,01%
- Serrote: 8,88%