🚨 CREMEPE ABRE INVESTIGAÇÃO CONTRA MÉDICO QUE ELOGIOU ASSASSINO DE CHARLIE KIRK

Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) abriu uma sindicância para investigar o neurocirurgião Ricardo Barbosa, após ele comentar nas redes sociais sobre o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk.

Barbosa chamou o criminoso de “companheiro de mira impecável”, em referência ao tiro fatal que matou o líder cristão nos EUA. A publicação viralizou e gerou forte repercussão.

O caso foi denunciado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que classificou a conduta como infração ética grave. Ele destacou que o Código de Ética Médica obriga os profissionais a respeitar a vida e a dignidade humana.

Nas redes, seguidores do médico também ironizaram a morte de Kirk. Após a repercussão negativa, Barbosa excluiu sua conta no Instagram.

Em nota, o Cremepe afirmou que a apuração seguirá o rito previsto no Código de Processo Ético-Profissional e tramitará em sigilo.

REPERCUSSÃO

Nikolas critica médico que comemorou assassinato de Charlie Kirk

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) reagiu com indignação à publicação do médico Ricardo Barbosa (CRM: 15762 RQE 10126) a respeito do assassinato do ativista cristão e conservador Charlie Kirk. De acordo com informações divulgadas nas redes sociais do próprio sujeito, ele trabalha como neurocirurgião numa clínica em Recife, Pernambuco.

Conforme a publicação de Ferreira, após o assassinato de Kirk, que morreu com um tiro de fuzil, o neurocirurgião comentou numa rede social: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. Como se não bastasse, seguidores do médico também endossaram a celebração macabra do assassinato:

“A artéria jugular jorrou sangue”, comentou um perfil, seguido de outros que reagiram à publicação do detentor do CRM: 15762 RQE 10126.Mensagem publicada pelo médico Ricardo Barbosa, a qual obteve reações de endosso. Foto: reprodução/redes sociais

Para Nikolas Ferreira, Ricardo Barbosa violou a ética médica ao celebrar o crime contra Kirk. Seguidores do parlamentar também publicaram imagens do médico onde ele, supostamente, aparece em um evento do MST. Nela, também é possível ver um adesivo de apoio ao presidente Lula.

“Neurocirurgião de Recife comemorando a morte de um pai inocente. Imagina deixar sua vida nas mãos desse médico? O que ele seria capaz se descobrisse que o paciente é de direita?”, questionou o deputado, que solicitou ao vereador Thiago Medina, um dos líderes do Partido Liberal em Recife, para acionar o Conselho Regional de Medicina pedindo a expulsão do médico.

“Infração ética grave (Resolução CFM nº 2.217/2018) prevê: – O médico deve respeitar a vida e a dignidade da pessoa humana (Princípios Fundamentais, I e II). – É vedado ao médico: – ‘Praticar ou ser conivente com crimes, contravenções penais ou atos que contrariem os postulados éticos” (Art. 23) – Discriminar ou desrespeitar qualquer ser humano’ (Art. 26)”, explicou Nikolas.

Dr. Ricardo Barbosa opiniões - Neurocirurgião - Doctoralia
O Dr. Ricardo Barbosa excluiu sua conta no Instagram, após sua publicação comemorando a morte de Kirk viralizar. Foto: reprodução/Doctoralia

Medina, por sua vez, confirmou que acionará o CRM-PE e também publicou um registro do Dr. Ricardo Barbosa, comentando: “Esse é o neurocirurgião que comemorou a morte do Charlie Kirk. Lulista e apoiador do MST. Você não odeia a esquerda o suficiente”.

A man wearing a red T-shirt with text reading "5º CONGRESSO NACIONAL DO MST" and an illustration of people. A button on the shirt shows a portrait of Luiz Inácio Lula da Silva with text "LULA 13" and "REFORMA AGRÁRIA." The background includes green foliage and other people in red shirts.
O médico foi rapidamente apontado como apoiador de Lula. Foto/reprodução: redes sociais.

NIKOLAS: Publicação fez parte de uma sequência de posts feitos pelo político no mesmo dia em que um estudante foi preso no interior do Espírito Santo, após ter ameaçado o parlamentar de morte

Nikolas Ferreira também criticou universidades brasileiras, alegando que elas estariam formando pessoas que

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou, nesta sexta-feira (12/9), pelo X (antigo Twitter), uma série de mensagens em que incentiva a demissão de pessoas que classifica como “extremistas de esquerda”.

 “O movimento começou: demita os verdadeiros extremistas de sua empresa. Denuncie”, escreveu em uma postagem. Em outra, o parlamentar fez referência à morte do americano Charlie Kirk, aliado de Donald Trump. “Neurocirurgião de Recife comemorando a morte de um pai inocente. Imagina deixar sua vida nas mãos desse médico? O que ele seria capaz se descobrisse que o paciente é de direita?”, escreveu.

Nikolas ainda orientou que o caso fosse encaminhado ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CRM-PE), citando possíveis infrações éticas do profissional.

O deputado também criticou universidades brasileiras, alegando que elas estariam formando pessoas que “desejam, concordam ou incentivam matar pessoas inocentes por desavença política”, e acusou o ambiente acadêmico de se tornar um “laboratório de degeneração moral”.

Em outro post, Nikolas compartilhou prints de postagens de uma estilista daVogue Brasil que, segundo ele, teria feito apologia à morte de “fascistas” e comemorado assassinatos. O parlamentar questionou publicamente a empresa: “@voguebrasil tem conhecimento que seus funcionários como fazem apologia ao crime e comemoram o assassinato de inocentes simplesmente por expressar suas ideias livremente, como @charliekirk1776?”, questionou em outra postagem.

Além de incentivar denúncias, Nikolas comemorou demissões que teriam ocorrido após o chamado dele, incluindo a de um médico que teria festejado a morte de Charlie Kirk. Segundo o parlamentar, o CRM-PE abrirá um processo para apurar o comentário do profissional.

O caso ocorre no mesmo dia em que um estudante foi preso no interior do Espírito Santo após ameaçar Nikolas de morte, um episódio que reforçou a escalada de tensões em torno do deputado e de suas postagens contra supostos extremistas de esquerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *