🚇 GREVE DO METRÔ DO RECIFE É SUSPENSA POR 30 DIAS — TRENS VOLTAM A CIRCULAR NESTA QUINTA (6)

CBTU terá um mês para analisar plano emergencial apresentado pelos metroviários; categoria mantém alerta de nova paralisação

Após três dias de paralisação, os trabalhadores do Metrô do Recife decidiram nesta quarta-feira (5) suspender a greve por 30 dias, em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE).
Com a decisão, as 36 estações do sistema voltam a funcionar às 5h da manhã desta quinta-feira (6), segundo confirmou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

“Foi uma caminhada expressiva, em que dialogamos com a sociedade sobre o processo de reivindicação da nossa categoria, que basicamente pede a reestruturação do sistema e investimentos”, afirmou o vice-presidente do sindicato, Tiago Mendes, após o ato que reuniu metroviários entre as estações Central e Santo Amaro.


⚖️ Acordo temporário e prazo de 30 dias

A decisão ocorreu um dia após uma reunião mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) entre o sindicato e a CBTU.
Durante o encontro, os trabalhadores apresentaram o Plano Emergencial de Recuperação do Metrô do Recife, que prevê 10 ações imediatas, incluindo melhorias em segurança, manutenção, infraestrutura e qualidade do serviço.

CBTU terá 30 dias para avaliar o plano e apresentar um posicionamento formal. Nesse período, a greve ficará suspensa, mas pode ser retomada caso não haja resposta satisfatória.

“A greve está suspensa, não encerrada. Se em 30 dias não houver encaminhamento mínimo, a categoria poderá retomar o movimento, mediante nova assembleia”, explicou Mendes.


🔥 Origem da paralisação

A greve foi deflagrada no dia 30 de outubro, após o incêndio em um trem da Linha Centro, que ocorreu em 25 de outubro e paralisou o Ramal Camaragibe por quase uma semana.
O episódio, segundo o sindicato, evidenciou o colapso da estrutura operacional do sistema, que sofre com falta de manutenção e equipamentos obsoletos.

Durante os dias de paralisação, cerca de 170 mil passageiros ficaram sem o serviço, gerando superlotação nos ônibus e terminais integrados da Região Metropolitana do Recife.

Além da falta de investimentos, os metroviários também protestam contra o projeto de privatização do sistema metroviário, anunciado pelo governo federal.


🚦 O que muda agora

  • ✅ Trens voltam a circular nesta quinta (6), a partir das 5h
  • 🗓️ CBTU tem 30 dias para avaliar o plano emergencial
  • ⚠️ Categoria mantém estado de greve
  • 🔧 Plano propõe 10 medidas urgentes para segurança e manutenção
  • 🔥 Greve foi motivada por incêndio em trem e risco estrutural

📍 #MetrôDoRecife #Greve #CBTU #TRT6 #SindmetroPE #TransportePúblico #Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *