🔴 CPI DO CRIME AVANÇA SOBRE O CASO MASTER E APROVA CONVITES A MORAES E TOFFOLI; VORCARO É CONVOCADO

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado no Senado aprovou, nesta quarta-feira (25), uma série de requerimentos que ampliam o foco das investigações sobre o caso do Banco Master. Entre as medidas, estão os convites aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.
Também foi aprovado o convite à advogada Viviane Barci de Moraes, esposa de Moraes. Como se trata de convite, o comparecimento é facultativo. Já os convocados são obrigados a prestar depoimento.
🎯 VORCARO CONVOCADO E QUEBRAS DE SIGILO APROVADAS
O colegiado aprovou a convocação do banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, além de seu ex-sócio Augusto Lima. Familiares de Dias Toffoli também foram convocados para prestar esclarecimentos.
A CPI autorizou ainda a quebra de sigilo da Maridt Participações S.A., empresa ligada a Toffoli, do Banco Master e do fundo Reag.
Integrantes da oposição tentaram incluir a quebra de sigilo do escritório de advocacia chefiado por Viviane Barci, que manteve contratos com o Master, mas o pedido foi retirado de pauta sob o argumento de “falta de nexo causal”.
🏛 PLANALTO E BANCO CENTRAL NA MIRA
A CPI também convidou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ex-ministro Guido Mantega para prestar esclarecimentos sobre reuniões com Vorcaro no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, foi convidado, e o ex-presidente da instituição, Roberto Campos Neto, foi convocado. Os senadores ainda avaliam requerimento para convocar o ex-ministro da Fazenda Paulo Guedes.
⚖️ CONTEXTO POLÍTICO
As movimentações da CPI ocorrem em meio à repercussão de reportagens sobre possíveis ligações de familiares de ministros do STF com o Banco Master, além de suspeitas de vazamento de informações sigilosas envolvendo integrantes da Corte.
A votação dos requerimentos foi simbólica.