Mandante de homicídio contra dono de posto de gasolina em Olinda é preso no RJ

Na manhã desta sexta-feira (14), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (FICCO/PE) localizou e prendeu um suspeito de 38 anos, natural de Recife e residente no bairro do Varadouro, em Olinda. A prisão ocorreu por volta das 6h no bairro de Vargem Pequena, no Rio de Janeiro, onde o indivíduo estava foragido desde 11 de fevereiro de 2024.

A operação foi conduzida pela FICCO-PE, em conjunto com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL-PCPE), a Divisão de Homicídios Metropolitana Norte (DHMN), e contou com o apoio operacional da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente do Rio de Janeiro (DELEPAT-RJ). O mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado foi expedido pela Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Olinda. As investigações estão sendo lideradas pelo Delegado Océlio Lima Ribeiro.

O preso é apontado como o mandante da execução de Rafael Gonçalves Elihimas, advogado e proprietário de um posto de gasolina localizado na Avenida Joaquim Nabuco, no bairro do Varadouro, em Olinda. Elihimas foi assassinado com cinco tiros de pistola calibre .40, três deles na cabeça, na tarde de 11 de fevereiro de 2024, um domingo de carnaval. A vítima estava acompanhada de sua mãe na loja de conveniência do posto quando foi atacada. Elihimas deixou dois filhos, uma menina de dez anos e um bebê de quatro meses.

 


Durante a prisão do mandante, ele estava acompanhado de um cúmplice conhecido como Balaquinha, que também tem um mandado de prisão expedido pela Justiça Estadual de Olinda. Balaquinha conseguiu fugir durante a abordagem, pulando pela caixa de ar-condicionado e sofrendo hematomas. As equipes policiais do Rio de Janeiro continuam em diligências para capturá-lo.

A execução foi realizada por Glaucio Pereira dos Santos, de 24 anos, que já foi preso. Santos, fantasiado de papangu, conseguiu se aproximar da vítima sem levantar suspeitas devido à festividade do carnaval.

A operação foi denominada “Quatro Cantos”, em referência ao nome do posto de combustíveis e ao Sítio Histórico de Olinda, famoso por encontros de foliões durante o carnaval. O preso foi encaminhado a uma penitenciária estadual do Rio de Janeiro, onde aguardará a justiça pernambucana.

A FICCO/PE é composta por diversas forças de segurança, incluindo a Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Polícia Penal (PP) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Criada por meio de um acordo de cooperação técnica, a FICCO/PE visa reprimir a criminalidade violenta, unindo esforços e recursos de diferentes órgãos em um ambiente comum de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *