Municípios de Pernambuco estão entre os mais violentos do país

Onze municípios pernambucanos com mais de 100 mil habitantes estão entre os que apresentaram as maiores taxas de homicídios no Brasil, conforme revelado pelo Atlas da Violência 2024, divulgado nesta terça-feira (18). O estudo, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, analisou dados de 2022 e destacou o avanço preocupante das facções criminosas especializadas no tráfico de drogas como principal fator contribuinte para os altos índices de assassinatos.

Na lista nacional, o Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana do Recife, figura em 8º lugar, com uma taxa de 66,9 homicídios por 100 mil habitantes. Em 2022, o município registrou 135 homicídios, destacando-se por um aumento significativo da violência, especialmente atribuído ao domínio da facção Trem Bala/Comando Litoral Sul (CLS), conhecida pelo tráfico de drogas, comércio ilegal de armas, e ligação com outras organizações criminosas no Sudeste do país, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho.

Outros municípios pernambucanos também estão entre os mais violentos do país de acordo com o Atlas. Vitória de Santo Antão ocupa o 20º lugar, Camaragibe o 35º, Garanhuns o 37º, Recife o 50º, São Lourenço da Mata o 54º, Petrolina o 73º, Jaboatão dos Guararapes o 83º, Olinda o 99º, Igarassu o 110º, e Paulista o 179º lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *