Caminhão-tanque de gás explode e causa destruição em rua no RJ
Na manhã desta sexta-feira, dia 21, por volta das 8h50, um caminhão-tanque da Vibra, empresa que presta serviços à Petrobras, explodiu em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro. Apesar da intensidade do incidente, não houve feridos, mas os danos materiais e o susto na comunidade foram significativos.
A explosão foi tão potente que a parte traseira do cilindro do caminhão foi arremessada a quase 100 metros de distância. O veículo havia retornado da Barra da Tijuca após descarregar 30 mil litros de combustível e estava vazio no momento da explosão.
“Esse caminhão estava vazio, tinha acabado de abastecer um posto, e explodiu. Não sabemos por que deu esse problema”, comentou Felipe Quintans, subprefeito da Grande Tijuca.
O médico Guilherme Runco, que dirigia logo atrás do caminhão, descreveu o incidente como repentino e aterrorizante. “Na hora, não consegui entender, um barulho muito alto. Senti uma pressão me empurrando contra o banco do carro e vi o para-brisa se estilhaçar na minha frente”, relatou.
Outro motorista, o técnico de TV Odair Cândido, também presenciou a explosão. “Um transformador também explodiu. Tentei dar uma ré e vi as peças voando por cima.”
A assessoria de imprensa da Petrobras esclareceu que a responsabilidade pelo caminhão-tanque é da Vibra, empresa que detém o direito ao uso da marca. Em comunicado, a Vibra confirmou que o veículo estava vazio e que todas as medidas de emergência foram tomadas. “A companhia mobilizou a transportadora para que todas as providências de emergência sejam tomadas. Não houve vítimas nem vazamento de combustível. A distribuidora segue acompanhando o caso”, declarou a empresa.
O deslocamento de ar causado pela explosão quebrou dezenas de janelas nas proximidades, arrancando até algumas esquadrias. Carros e canteiros de árvores também foram danificados. Felizmente, como ressaltou Lauro Pedro da Silva, “por sorte, esse caminhão estava vazio, porque se ele estivesse cheio, nem sei o que poderia acontecer, porque ia pegar fogo em tudo aqui.”