Pacotes de maconha são encontrados escondidos em doações ao RS
Na manhã desta terça-feira (21), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou pelo menos 3 toneladas de maconha escondidas em um fundo falso de uma carreta carregada com doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A apreensão ocorreu na BR-101, em Palhoça (SC), e as autoridades estimam que o volume de droga possa chegar a 5 toneladas.
A carreta, que partiu de Toledo (PR), estava carregada com garrafas de água, alimentos, roupas e ração para animais. Os agentes descobriram um compartimento secreto, que ocupava aproximadamente metade da capacidade do semirreboque, onde estava armazenada a droga. O motorista, um paranaense de 28 anos, afirmou que recebeu um pagamento extra para transportar a carreta até Porto Alegre, mas alegou desconhecer o conteúdo ilícito da carga adicional.
O motorista foi levado à sede da Polícia Federal em Florianópolis (SC), onde responderá por tráfico de drogas. A PRF está providenciando a transferência dos donativos para outros veículos, para que possam chegar o mais rapidamente possível às pessoas desabrigadas.
OUTRAS APREENSÕES
No último sábado (18), uma operação conjunta da PRF e da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina resultou na apreensão de 50 quilos de cocaína e um quilo de crack em outra carreta com doações para o Rio Grande do Sul. O veículo, com placas de Cascavel (PR), transportava 20 toneladas de donativos arrecadados pela Defesa Civil no Paraná e exibia uma credencial de ajuda humanitária com o adesivo “SOS Rio Grande do Sul”.
O motorista, de 39 anos, confessou que entregaria o estepe contendo a droga em um posto de combustível antes de descarregar as doações. Ele foi encaminhado à Polícia Federal em Chapecó (SC) e também responderá por tráfico de drogas.