Porsche estaria a 136 km/h no momento da colisão fatal, diz laudo
Um laudo técnico elaborado com base em dados extraídos do equipamento eletrônico do Porsche dirigido por Fernando Sastre de Andrade Filho revela que o veículo estava a uma velocidade de 136 km/h no momento da colisão fatal com um Sandero, ocorrida em 31 de março na zona leste de São Paulo. As informações foram fornecidas pela própria Porsche durante a análise realizada em 2 de maio.
De acordo com o Instituto de Criminalística da Polícia Civil, que divulgou um laudo em 23 de abril, o Porsche 911 Carrera GTS estava em alta velocidade, estimada anteriormente em 156 km/h. O acidente resultou na morte de Ornaldo da Silva Viana, motorista por aplicativo de 52 anos. A velocidade máxima permitida na Avenida Salim Farah Maluf, onde ocorreu o choque, é de 50 km/h.
Para determinar a velocidade do veículo no momento da colisão, especialistas da Porsche realizaram a leitura do módulo do PSM (Porsche Stability Management), sistema responsável pelo controle de estabilidade do carro. A perícia também buscou obter informações sobre a velocidade nos minutos anteriores e nos 30 dias que antecederam o acidente, porém esses dados não puderam ser recuperados devido à ausência de dispositivos de rastreamento nos carros da marca.
Durante a análise técnica, foi observado que o veículo estava equipado com um escapamento modificado, o que pode ter afetado o desempenho acústico e de potência do motor.
Fernando Filho está detido desde 11 de maio na Penitenciária 2 de Tremembé, conhecida por abrigar detentos envolvidos em casos de grande repercussão. Ele é réu por homicídio qualificado e lesão corporal gravíssima, acusado de provocar o acidente enquanto supostamente dirigia sob influência de álcool.
Os advogados de defesa contestaram o laudo técnico, argumentando que os dados obtidos não possuem certificação adequada dos órgãos de metrologia brasileiros e são meramente estimativos. Em entrevista ao programa Fantástico da TV Globo, Fernando Filho negou ter consumido bebidas alcoólicas e afirmou não ter percebido estar em alta velocidade no momento da colisão.