TCE revela servidora fantasma na prefeitura de Ipojuca
Julgamento Revela Servidora “Fantasma” na Prefeitura de Ipojuca
Uma decisão recente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou a existência de uma servidora “fantasma” na Prefeitura de Ipojuca, localizada no litoral Sul de Pernambuco. As informações são do Site do Jamilson.
A investigação foi iniciada em 2021, após uma denúncia formal apresentada pelo Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), sob responsabilidade da procuradora Germana Laureano. Em sua denúncia, Laureano destacou a necessidade de uma investigação aprofundada, alertando que a confirmação dos fatos indicaria um substancial prejuízo ao erário, com a recomposição de valores devidos sendo uma medida necessária.
A servidora em questão ocupou um cargo comissionado de coordenação na Prefeitura de Ipojuca entre 2015 e 2018. Filha de um vereador local, ela, segundo o TCE, manteve o cargo sem efetiva prestação de serviços.
O relatório do TCE revelou que uma sindicância concluiu a ausência de evidências de trabalho prestado pela servidora, apesar de ter recebido remuneração durante todo o período de vínculo com o município. A auditoria apontou que o valor total pago à servidora, sem contraprestação de trabalho, somou R$ 146.387,45.
Além da condenação da servidora para a devolução dos valores recebidos indevidamente, dois gestores também foram responsabilizados pelo pagamento da remuneração sem a devida contraprestação de trabalho. O acórdão do TCE já foi publicado no Diário Oficial.