Candidato à prefeitura de Tracunhaém ameaça dono de loja
Candidato à Prefeitura de Tracunhaém é Gravado Ameaçando com Arma em Recife
Belarmino Vasquez (PSB), candidato à prefeitura de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi filmado ameaçando com uma arma de fogo o proprietário de uma loja e uma mulher durante uma discussão em Recife. O incidente, que ocorreu na última sexta-feira (13), está sendo investigado pela Polícia Civil como injúria e ameaça.
De acordo com o boletim de ocorrência (BO) obtido pela TV Globo, o dono da loja, um idoso de 71 anos, relatou que Vasquez visitou o estabelecimento para reclamar da demora na entrega da garantia de um serviço.
A discussão aconteceu na garagem de uma loja de blindagem de carros na Rua Joaquim Bandeira, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. As vítimas foram identificadas como Anselmo Soares da Silva, o proprietário da loja, e Eriane Avelino da Silva.
As imagens, capturadas às 14h08, mostram Vasquez chegando ao local em um carro preto, acompanhado por dois homens. Após uma breve interação com os funcionários, o candidato retorna ao estacionamento, pega uma arma do carro e aponta o revólver para o idoso, ameaçando-o. Durante o tumulto, Belarmino também dá dois tapas em um carro branco estacionado e faz gestos ofensivos antes de deixar o local.
A Polícia Civil informou que o caso foi registrado na Delegacia de Boa Viagem, mas a investigação está sendo conduzida pela Delegacia do Ipsep. O inquérito está em andamento para esclarecer todos os detalhes do ocorrido.
Em depoimento à polícia, o idoso relatou que recebeu uma ligação de Belarmino na quinta-feira (12), na qual o candidato questionava a demora na entrega da garantia de um vidro blindado. Na ligação, Vasquez teria afirmado que resolveria a situação “de qualquer maneira”. No dia seguinte, ele compareceu à loja com três seguranças, abordando os funcionários de maneira agressiva e proferindo ameaças e palavras de baixo calão. Após o incidente, o candidato ainda fez um gesto obsceno e xingou a esposa da vítima.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) comentou sobre o caso, afirmando que tomou conhecimento da denúncia contra Belarmino Vasquez. O partido defende a rigorosa apuração do fato, garantindo amplo direito de defesa ao denunciado e repudia qualquer forma de violência, mesmo que não esteja diretamente relacionada à vida político-partidária de seus filiados.