Santuário de Nossa Senhora da Conceição reabre após desabamento que deixou duas pessoas mortas
Santuário de Nossa Senhora da Conceição reabre após três meses do desabamento que deixou duas vítimas fatais
Quase três meses após o desabamento do telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife, o espaço foi reaberto para visitação e celebrações religiosas. O acidente, ocorrido em 30 de agosto, durante a distribuição de cestas básicas, resultou na morte de Maria da Conceição França Pinto, 68 anos, e Antônio José dos Santos, 54 anos. Outras 25 pessoas ficaram feridas.
A reabertura do templo foi marcada por uma celebração especial na segunda-feira (25), às 19h, com a presença do Movimento do Terço dos Homens de Mãe Rainha, em agradecimento à reconstrução. A obra, financiada pelo governo de Pernambuco, incluiu a instalação de um novo telhado com treliças, forro especial e reforços estruturais, permitindo que o espaço receba os fiéis para a 120ª edição da Festa da Imaculada Conceição do Morro, que começa na quinta-feira (28).
Iniciada em 7 de novembro, a reconstrução tem previsão de conclusão até fevereiro de 2025, com custo estimado em R$ 1,5 milhão. Após o encerramento das festividades religiosas em 8 de dezembro, o local será novamente isolado por 60 dias para ajustes finais, incluindo substituição do piso danificado, troca das portas de vidro e melhorias nas redes elétrica, de iluminação e refrigeração, além de nova pintura.
A principal suspeita para o desabamento aponta para o peso das placas solares instaladas no telhado da igreja. Foram 130 módulos de energia solar, com 30 quilos cada, totalizando cerca de quatro toneladas. Na ocasião do acidente, entre 60 e 70 pessoas estavam presentes no santuário.
A tragédia deixou marcas na comunidade religiosa, mas a reconstrução do templo simboliza um momento de renovação e fé para os fiéis.