Teto do Santuário da Conceição desabou por oxidação e falta de manutenção, diz laudo

O desabamento do teto do Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, ocorrido em 30 de agosto de 2024, resultou em duas mortes e diversos feridos durante a distribuição de cestas básicas. As causas do acidente foram detalhadas em um laudo pericial elaborado pelo Instituto de Criminalística (IC) Professor Armando Samico, que enviou agentes ao local em diversas ocasiões para investigar os fatores que levaram ao colapso da estrutura.

O documento, assinado pelo perito criminal Fernando Luiz da Silva e concluído em 25 de novembro, revela que toda a estrutura metálica do santuário sofreu danos, abrangendo a cobertura e a manta asfáltica. O laudo destaca ainda que os chumbadores (parafusos) da quinta treliça apresentavam uma maior concentração de oxidação, embora não tenham mostrado falhas estruturais graves, apenas deformações leves, o que comprometeu sua capacidade de aderência.

A infiltração de água, como descrito no relatório, causou a oxidação das peças metálicas de forma gradual, o que reduziu a resistência e a aderência dos componentes fixados nas treliças das paredes do santuário, especialmente na treliça à direita, no sentido torre-altar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *