Governo de Pernambuco reforça abastecimento de água no Agreste com inauguração de adutora e novas obras

A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta sexta-feira (20), a Adutora do Alto do Capibaribe, um empreendimento de 70 quilômetros de extensão que levará água do Rio São Francisco, proveniente do projeto de transposição, para Santa Cruz do Capibaribe e outras cidades da região. Durante a cerimônia, também foi anunciada a nova etapa da Adutora do Agreste, que beneficiará seis municípios.

A Adutora do Alto do Capibaribe recebeu um investimento de R$ 92 milhões, provenientes de recursos do Governo Federal e Estadual. A obra abastecerá a Estação de Tratamento de Água (ETA) Poço Fundo 1, em Santa Cruz do Capibaribe, e atenderá, de forma indireta, outras cidades como Jataúba.

“Essa obra reduz pela metade o rodízio de água em Santa Cruz do Capibaribe, garantindo mais oferta hídrica para o polo de confecções e demais cidades com economias dinâmicas na região”, destacou a governadora.

Nova etapa da Adutora do Agreste

Raquel Lyra também assinou a ordem de serviço para o início da nova etapa da Adutora do Agreste, com um investimento de R$ 30 milhões. A obra, prevista para ser entregue em outubro de 2025, beneficiará diretamente os municípios de Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Vertente do Lério e Santa Maria do Cambucá. Brejo da Madre de Deus será atendido de forma indireta.

Essa etapa conectará a Adutora do Agreste à Adutora do Alto do Capibaribe, fornecendo 371 litros de água por segundo para aproximadamente 230 mil pessoas.

“Essa nova etapa é essencial para fortalecer a distribuição de água, um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico e social da nossa região”, afirmou o secretário estadual de Recursos Hídricos, Almir Cirilo.

Detalhes técnicos

A nova fase do projeto será executada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no âmbito do programa Águas de Pernambuco. As obras incluem a instalação de cinco quilômetros de adutora em ferro fundido, com diâmetros entre 300mm e 1.200mm, além de estruturas auxiliares de controle e travessias.

Os serviços começarão em janeiro e serão realizados desde a Estação de Tratamento de Água do Salgado, em Caruaru, até Santa Cruz do Capibaribe, passando também por Toritama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *