Megaoperação policial mira torcidas organizadas e cumpre 42 mandados de prisão

Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (27) para combater a violência associada a torcidas organizadas. Denominada Operação Contra Pista, a ação coordenada pela Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, cumpre 42 mandados de prisão contra integrantes de grupos investigados por crimes como provocação de tumulto, lesão corporal, tentativa de homicídio e corrupção de menores.

As investigações tiveram início em 1º de fevereiro, após os violentos confrontos registrados antes do Clássico das Multidões, entre Santa Cruz e Sport. Os episódios de agressão e depredação levaram as autoridades a intensificar o monitoramento das torcidas organizadas envolvidas.

Repressão à violência no futebol

Além das 42 prisões, a operação também cumpre 24 mandados de busca e apreensão domiciliartrês mandados de internação provisória de menores e sequestro de bens. As ações ocorrem em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ipojuca, Paulista e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), além de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco.

Segundo a Polícia Civil, a operação tem o objetivo de reduzir os casos de violência entre torcidas organizadas e coibir atos criminosos movidos pela intolerância esportiva. “Com a deflagração, busca-se diminuir a brutalidade das ações desses grupos, que ameaçam a segurança pública e a ordem nos eventos esportivos”, afirmou a corporação em nota oficial.

Os presos e os materiais apreendidos estão sendo levados para a sede da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), em Olinda. As investigações foram conduzidas pelo delegado Raul Junges, titular da Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva (DPRIE), com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel).

Violência no Clássico das Multidões

O estopim para a operação ocorreu em 1º de fevereiro, quando ruas do Recife se tornaram palco de confrontos violentos entre torcidas organizadas, poucas horas antes do clássico entre Santa Cruz e Sport, válido pela primeira fase do Campeonato Pernambucano. O caos resultou em 12 feridos e 14 prisões no dia do jogo.

Diante da gravidade da situação, os clubes Sport e Santa Cruz chegaram a ser punidos com jogos de portões fechados. No entanto, a restrição foi posteriormente suspensa, mediante a aplicação de novas medidas de segurança, como o cadastro biométrico de torcedores para acesso aos estádios.

A Polícia Civil informou que divulgará novos detalhes sobre a operação em momento oportuno. Enquanto isso, as investigações seguem em andamento para desarticular os núcleos criminosos envolvidos na violência organizada nos estádios e arredores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *