🚹 NĂșmero de desalojados dispara em Pernambuco e sobe para 2.882 apĂłs novas chuvas

đŸŒ§ïž Balanço oficial mostra aumento de 600 pessoas fora de casa em apenas 24 horas

O nĂșmero de pessoas fora de casa apĂłs as fortes chuvas em Pernambuco voltou a crescer e chegou a 2.882, segundo novo balanço divulgado pelo governo do estado na noite desta terça-feira (5).

O total representa um aumento de 600 pessoas em apenas um dia, apĂłs o registro de 2.282 afetados na segunda-feira (4).


📊 Situação atual

De acordo com o levantamento:

  • 🏠 1.150 desabrigados (sem moradia e em abrigos pĂșblicos)
  • 🏡 1.732 desalojados (acolhidos por familiares ou amigos)

Os dados refletem os impactos das novas chuvas que atingiram a RegiĂŁo Metropolitana do Recife e a Zona da Mata.


⚠ NĂșmeros instĂĄveis chamam atenção

Desde o inĂ­cio do temporal, os dados tĂȘm apresentado variaçÔes significativas:

  • SĂĄbado (2): 1.605 pessoas fora de casa
  • Domingo (3): 9.540 afetados
  • Segunda (4): 2.282 pessoas
  • Terça (5): 2.882 pessoas

👉 As oscilaçÔes levantam questionamentos e refletem atualizaçÔes constantes feitas a partir das informaçÔes repassadas pelos municĂ­pios.


đŸ›ïž Como os dados sĂŁo calculados

Segundo a Defesa Civil, os nĂșmeros sĂŁo enviados pelas prefeituras e atualizados diariamente conforme novos levantamentos sĂŁo feitos nas ĂĄreas atingidas.

A tendĂȘncia Ă© que, com a diminuição das chuvas e o recuo das ĂĄguas, parte da população consiga retornar para casa — o que impacta diretamente nos balanços.


đŸ’„ Impactos do temporal

As chuvas jĂĄ deixaram:

  • ⚫ 6 mortos no estado
  • 🌊 diversos pontos de alagamento
  • đŸšïž danos em moradias e infraestrutura

As cidades mais afetadas estĂŁo na RegiĂŁo Metropolitana do Recife e na Zona da Mata.


🚹 Situação de emergĂȘncia

O governo estadual decretou situação de emergĂȘncia em 27 municĂ­pios, medida que permite acesso a recursos federais para açÔes emergenciais.

Parte dessas cidades jĂĄ teve o reconhecimento oficial do governo federal.


💰 Saque emergencial do FGTS liberado

Moradores de cidades atingidas tambĂ©m poderĂŁo acessar o chamado â€œsaque calamidade” do FGTS.

📌 Valor mĂĄximo: R$ 6.220 por pessoa
📌 Solicitação: pelo aplicativo do FGTS
📌 Prazo: atĂ© 3 de agosto


📉 Cenário ainda preocupa

Mesmo com a redução das chuvas em alguns momentos, novos episĂłdios de precipitação continuam impactando o estado — e o nĂșmero de pessoas afetadas segue instĂĄvel.

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *