🇧🇷🔥 “NUNCA SEREMOS BRAZIL”: JANJA REAGE A TARIFAÇO DE TRUMP COM DEFESA DA SOBERANIA NACIONA

A primeira-dama Janja Lula da Silva compartilhou neste domingo (13.jul.2025) uma publicação oficial do Governo Federal no Instagram com uma mensagem direta: “Nunca seremos Brazil” — reforçando a ideia de um Brasil com “S” de soberania.
A frase faz parte de uma campanha lançada pelo governo em resposta às tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos, sob ordem do presidente Donald Trump. O vídeo divulgado nas redes sociais reforça o discurso de independência nacional diante da pressão norte-americana.
“O Brasil é um país soberano. Um país soberano não abaixa a cabeça. Não mexe com meu Brasil”, diz o vídeo.
“É, my friend. Aqui quem manda é a gente.”
📉 ENTENDA O TARIFAÇO
As novas tarifas foram anunciadas na quarta-feira (9.jul), por meio de uma carta divulgada na plataforma Truth Social, e entram em vigor a partir de 1º de agosto. A medida impacta todos os produtos brasileiros exportados aos EUA, encarecendo mercadorias e reduzindo competitividade.
Trump também determinou a abertura de investigação formal contra o Brasil, com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA, alegando práticas comerciais desleais e perseguição política contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O presidente norte-americano ainda ameaçou retaliar qualquer reação do governo brasileiro com novas tarifas proporcionais.