🇻🇪 LULA DEFENDE SOBERANIA DA VENEZUELA E REBATE EUA: “NENHUM PRESIDENTE TEM QUE DAR PALPITE”

Lula

Durante a abertura do 16º Congresso do PCdoB, em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender a autonomia da Venezuela e criticou pressões externas sobre o governo de Nicolás Maduro, em meio à escalada de tensão entre os Estados Unidos e o país vizinho.

Lula afirmou que “o povo venezuelano é dono do seu destino” e que nenhum líder estrangeiro deve interferir nas decisões internas de outras nações.

“O Brasil nunca será a Venezuela, e a Venezuela nunca será o Brasil. Cada um será ele próprio. O que nós defendemos é que o povo venezuelano é dono do seu destino, e não é nenhum presidente de outro país que tem que dar palpite sobre o que vai ser a Venezuela ou Cuba”, declarou o presidente.

O discurso ocorre um dia após Donald Trump anunciar possíveis operações militares terrestres contra o narcotráfico internacional e após o New York Times divulgar que a CIA teria recebido autorização para tentar derrubar Maduro. A Venezuela respondeu prometendo levar o caso ao Conselho de Segurança da ONU.

Lula também saiu em defesa de Cuba, afirmando que o país “não é exportador de terroristas”, mas um exemplo de “povo com dignidade”.

“Muitas vezes a gente não é entendido. Mas Cuba é um exemplo de resistência, de gente que luta pela soberania nacional”, completou.

O presidente aproveitou o evento para fazer uma autocrítica à esquerda brasileira, dizendo que partidos progressistas se distanciaram da população e falham na comunicação com o eleitorado.

“A direita conseguiu colocar na cabeça do povo que defendemos o aborto de qualquer jeito, e o povo não defende. Que defendemos bandido fora da cadeia, e isso não é verdade. Nós precisamos aprender a explicar o que realmente defendemos”, afirmou Lula.

Partido dos Trabalhadores (PT) também divulgou nota oficial condenando a postura de Trump e defendendo o respeito à soberania venezuelana e à autodeterminação dos povos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *