🎯 Menina de 9 anos leva tiro na cabeça em ataque criminoso na Zona da Mata de PE; alvo do atentado também ficou ferido

Criança foi atingida por bala perdida em Goiana e segue internada no Hospital da Restauração; violência com crianças bate recorde em 2025

Uma menina de 9 anos foi atingida na cabeça por uma bala perdida durante um tiroteio na cidade de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, na tarde desta segunda-feira (23). O ataque aconteceu na comunidade dos Sem Terra, por volta das 17h45, na Rua Deputado Osvaldo Rabelo.

O alvo dos criminosos era um homem de 26 anos, identificado como Wellyson Felipe dos Santos, conhecido como “Vevei”, que foi baleado nas costas, braço e perna. Ele tem passagem pela polícia por homicídio e havia sobrevivido a uma tentativa de assassinato recentemente.

🚨 Como foi o ataque

De acordo com a Polícia Militar, três homens armados chegaram em um carro cinza e começaram a disparar contra “Vevei”. No meio do ataque, a menina Laysa Sophia da Costa foi atingida na testa, enquanto estava próxima da cena. A criança foi socorrida às pressas por vizinhos até uma unidade de saúde local e, em seguida, transferida ao Hospital da Restauração, no Recife, onde permanece internada. O estado de saúde dela não foi divulgado até o momento.

O homem também foi socorrido e levado para o mesmo hospital. Após o crime, os suspeitos fugiram e ainda não foram localizados. A Polícia Civil abriu inquérito por tentativa de homicídio e segue investigando.

🔫 Crianças na linha de tiro: 2025 já é o ano mais violento em 6 anos

O caso de Laysa se soma a uma trágica sequência de crianças baleadas por balas perdidas em Pernambuco. Segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzadooito crianças foram baleadas na Região Metropolitana do Recife apenas entre 1º de janeiro e 16 de junho de 2025 — o maior número registrado desde o início do monitoramento, em 2019.

Confira outros casos recentes:

  • 18/06Gustavo Seara, de 5 anos, foi baleado nos braços do pai na Bomba do Hemetério, no Recife. Está internado no Hospital da Restauração;
  • 15/06Bebê de 8 meses morreu após ser atingido durante atentado contra o pai, ex-detento, em Jaboatão dos Guararapes;
  • 12/04Helen Santos, de 3 anos, morreu após levar um tiro no colo da mãe durante troca de tiros entre traficantes em Água Fria, Zona Norte do Recife;
  • Maio: outra menina de 9 anos foi baleada na perna em Campina do Barreto durante confronto entre PMs e criminosos.

⚖️ Impunidade e medo

Apesar da repercussão, nenhum dos suspeitos pelo ataque em Goiana foi preso até o momento. A Polícia Civil afirma que investigações estão em andamento para identificar os autores.

Com o avanço desses casos, cresce a pressão por políticas públicas de combate à violência armada e maior proteção para crianças em áreas de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *