💉 Quadrilha que assaltava bancos com “ameaça de seringada” é presa em operação nacional

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu cinco integrantes de uma quadrilha interestadual especializada em assaltos a bancos. O grupo ficou conhecido pela forma inusitada de intimidar vítimas: durante um roubo em Jaboatão dos Guararapes, em 2022, um dos assaltantes ameaçou funcionários com uma seringa, dizendo ser portador do HIV.
As prisões ocorreram na última sexta-feira (31), durante a Operação Convergência Criminosa, com apoio das polícias civis da Paraíba e do Mato Grosso. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão nas cidades de Recife, João Pessoa e Várzea Grande (MT).
Segundo o delegado João Leonardo Cavalcanti, titular da Delegacia de Roubos e Furtos, a quadrilha atuava com divisão de tarefas e alto grau de organização. “A mulher vinha dias antes para observar a rotina do banco, enquanto outro suspeito ficava no carro, pronto para a fuga”, explicou.
O roubo que deu origem à investigação foi frustrado. Os criminosos fugiram levando armas dos vigilantes, mas não conseguiram acessar o cofre. Durante o crime, chegaram a citar nomes de familiares do gerente para intimidar a equipe.
O grupo também é investigado por ações semelhantes em Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba. Todos os suspeitos responderão por roubo qualificado e associação criminosa perante a 2ª Vara Criminal de Jaboatão dos Guararapes, em regime fechado.
Outro preso por assaltos e tráfico
Na mesma data, durante a Operação Impacto Integrado, um homem foi preso em São Lourenço da Mata, suspeito de envolvimento em assaltos a bancos e tráfico de drogas.
Com ele, a polícia apreendeu armas, munições, fardas militares, coletes da Polícia Civil e drogas — incluindo 1,5 kg de cocaína, 487 pedras de crack e 400 porções de maconha. O material foi levado para a Delegacia de Camaragibe.