💥 ECONOMIA DÁ FREIO: ATIVIDADE CAI 0,7% EM MAIO E ROMPE SEQUÊNCIA DE ALTA

Agropecuária recua 4,2% e puxa resultado negativo do IBC-Br, a prévia do PIB; economia ainda acumula alta de 4% em 12 meses

A economia brasileira registrou queda de 0,7% em maio, segundo dados do IBC-Br divulgados nesta segunda-feira (14.jul.2025) pelo Banco Central. O índice, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), interrompeu uma sequência de quatro meses consecutivos de crescimento.

O resultado foi impactado, principalmente, pelo desempenho da agropecuária, que recuou 4,2% no mês. A indústriatambém contribuiu com uma queda de 0,5%, enquanto o setor de serviços ficou estagnado (0%), de acordo com o levantamento da autoridade monetária.

Em comparação com maio de 2024, a atividade econômica brasileira subiu 3,2%. Já no acumulado do ano, o crescimento é de 3,4%, e em 12 meses, de 4,0%.

📉 PRÉVIA DO PIB EM QUEDA
O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) é um termômetro utilizado pelo próprio BC para calibrar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. Embora útil, o IBC-Br não substitui o PIB, que é calculado oficialmente pelo IBGE e reflete a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

Segundo o IBGE, o PIB brasileiro cresceu 1,4% no 1º trimestre de 2025 em relação ao trimestre anterior, desempenho que colocou o Brasil entre os cinco países com maior crescimento no período.

📊 PROJEÇÕES PARA 2025

  • Mercado financeiro: crescimento de 2,23% no PIB;
  • Ministério da Fazenda: previsão de alta de 2,5%;
  • Banco Central: expectativa mais cautelosa, de 2,1%.

📌 Mesmo com a desaceleração registrada em maio, o desempenho anual da economia permanece positivo. No entanto, o tombo da agropecuária e os sinais de estagnação em serviços acendem o alerta para os próximos meses, principalmente diante de incertezas fiscais e climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *