💰 PF DESMONTA ESQUEMA DE DESVIO MILIONÁRIO EM FINANCIAMENTOS DO BANCO DO NORDESTE
Operação “Papel Timbrado” cumpre mandados no Recife, Olinda e Abreu e Lima contra grupo que usava empresas de fachada

A Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular um esquema milionário de fraudes e lavagem de dinheiroenvolvendo o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
A ação, batizada de Operação Papel Timbrado, foi deflagrada na quarta-feira (5) e cumpriu sete mandados de busca e apreensão nas cidades do Recife, Olinda e Abreu e Lima, na Região Metropolitana.
De acordo com a PF, os criminosos simulavam a compra de máquinas flexográficas — equipamentos industriais usados na impressão de embalagens — para justificar empréstimos fraudulentos obtidos com recursos públicos.
O grupo utilizava empresas de fachada, documentos falsificados e movimentava grandes valores para lavar o dinheiro desviado.
“As investigações indicam a existência de um esquema sofisticado, envolvendo pessoas físicas e jurídicas articuladas para fraudar o sistema financeiro nacional”, informou a PF.
Durante as buscas, foram apreendidos veículos, documentos e mídias eletrônicas que podem comprovar a atuação da quadrilha. Os investigados poderão responder por fraude contra o sistema financeiro, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O FNE é o principal instrumento financeiro da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), criado para fomentar o desenvolvimento econômico e social da região.
Segundo a PF, o esquema desviava recursos que deveriam beneficiar empreendedores nordestinos, comprometendo políticas públicas de crédito.
Até o momento, o Banco do Nordeste não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
📍 #PolíciaFederal #BancoDoNordeste #Corrupção #FNE #Pernambuco #Recife #Olinda #AbreueLima #OperaçãoPapelTimbrado