📉 Campanha “Estou com Janja” Vira Tiro Pela Culatra e Murcha nas Redes

Tentativa do PT de blindar a primeira-dama após gafe com Xi Jinping fracassa e é ignorada pelo público

A campanha “Estou com Janja”, lançada pelo PT na quinta-feira (22.mai.2025), naufragou nas redes sociais. Criada para conter a repercussão negativa de uma fala da primeira-dama Janja Lula da Silva durante jantar oficial com o presidente da China, Xi Jinping, a ação teve pouco engajamento e virou motivo de piada entre adversários políticos.

Divulgada no Instagram e no X (antigo Twitter), a hashtag #EstouComJanja acumulou menos de 100 postagens no Instagram até a noite de sábado (24.mai) e não chegou aos trending topics da outra rede, com menos de 30 mil visualizações.

A fala de Janja, vazada por interlocutores diplomáticos, foi interpretada como uma gafe por gerar constrangimento durante a reunião com autoridades chinesas. Em resposta, o PT saiu em defesa da primeira-dama, afirmando que ela “tem se posicionado com firmeza por um ambiente digital mais seguro, especialmente para mulheres, crianças e adolescentes”.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Janja rebateu as críticas e declarou: “Não sou um biscuit de porcelana. Tenho o direito de me posicionar”.

O presidente Lula também tentou minimizar o episódio, afirmando que foi ele quem iniciou o tema com Xi Jinping, e que Janja apenas complementou a fala, especialmente sobre “ataques contra mulheres e crianças”.

Mas o tom não colou. Oposição e influenciadores criticaram duramente a postura da primeira-dama. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ironizou: “Se Janja acha que censura e prisão são adequadas em uma democracia, dá pra imaginar o que Lula pensa”. Já o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) disse que “o debate sobre regulamentação da internet é difícil porque os brasileiros não querem viver em uma ditadura”.

Enquanto isso, a hashtag #EstouComJanja segue ignorada — e a tentativa de reação do PT parece ter afundado no próprio algoritmo.

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