🔥 CABO E SÃO LOURENÇO ENTRE AS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO BRASIL, APONTA ANUÁRIO

Levantamento nacional escancara crise na segurança pública em dois municípios da Região Metropolitana do Recife

Dois municípios da Região Metropolitana do Recife — Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata — figuram entre as seis cidades mais violentas do Brasil, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (24). O ranking considera municípios com mais de 100 mil habitantes e analisa as Mortes Violentas Intencionais (MVI) ocorridas ao longo de 2024.

📌 Cabo de Santo Agostinho aparece em 5º lugar nacional, com uma taxa de 73,3 mortes por 100 mil habitantes e 159 homicídios registrados em 2024 — um aumento de 16,1% em relação ao ano anterior.
📌 São Lourenço da Mata vem logo atrás, na 6ª colocação, com 86 mortes violentas e crescimento de 24,6% no mesmo período.

Segundo o levantamento, os dois municípios sofrem com a atuação de facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas. No Cabo, a disputa entre grupos como o Comando Litoral 5 tem escalado a violência. Já em São Lourenço, o controle territorial por grupos armados é apontado como fator central.


🗣️ REAÇÃO DAS PREFEITURAS

O prefeito do Cabo, Lula Cabral (SD), classificou os números como “alarmantes” e criticou a falta de apoio do Governo do Estado.

“Os dados confirmam a gravidade da situação. Em seis meses de 2025, já são 85 casos — mais da metade do total de 2024. O pedido de reforço da Força Nacional foi negado. O efetivo do 18º BPM é insuficiente para enfrentar o crime organizado”, declarou.

Já a prefeitura de São Lourenço da Mata optou por não se pronunciar.


⚠️ POLÊMICAS RECENTES

As duas cidades já estiveram no centro de controvérsias sobre segurança pública este ano:

  • No Cabo, Lula Cabral solicitou oficialmente à governadora Raquel Lyra (PSD) o envio da Força Nacional de Segurança. O pedido foi recusado com o argumento de que “as polícias estaduais estão capacitadas” e que “os números estão em queda”.
  • Em São Lourenço da Mata, a polêmica girou em torno da possível remoção do batalhão da PM para Camaragibe. Após forte repercussão, o governo recuou e manteve a unidade no município. Mesmo assim, a cidade não foi contemplada com os novos batalhões anunciados pelo Estado.

🧮 RANKING DAS 10 CIDADES MAIS VIOLENTAS DO BRASIL EM 2024

(cidades com mais de 100 mil habitantes – MVI por 100 mil habitantes):

  1. Maranguape (CE)
  2. Jequié (BA)
  3. Juazeiro (BA)
  4. Camaçari (BA)
  5. Cabo de Santo Agostinho (PE)
  6. São Lourenço da Mata (PE)
  7. Simões Filho (BA)
  8. Caucaia (CE)
  9. Maracanaú (CE)
  10. Feira de Santana (BA)

🛡️ O QUE DIZ O GOVERNO DE PERNAMBUCO

Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) reconheceu os números do anuário, mas destacou que 2025 já apresenta 14 meses consecutivos de queda nos homicídios no estado.

O governo afirma que os dados do anuário referem-se a 2024 e não refletem os avanços do programa “Juntos Pela Segurança”, lançado em 2023.

Entre as ações destacadas:

  • Nomeação de 2.400 novos PMs em agosto;
  • Previsão de 7 mil novos policiais até 2026;
  • Investimento de R$ 53 milhões em equipamentos;
  • Criação de novos batalhões e unidades da PM e Polícia Científica.

“As reduções consecutivas mostram que estamos no caminho certo. O foco é transformar segurança pública em prioridade de Estado”, diz a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *