đ„ CABO E SĂO LOURENĂO ENTRE AS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO BRASIL, APONTA ANUĂRIO
Levantamento nacional escancara crise na segurança pĂșblica em dois municĂpios da RegiĂŁo Metropolitana do Recife

Dois municĂpios da RegiĂŁo Metropolitana do Recife â Cabo de Santo Agostinho e SĂŁo Lourenço da Mata â figuram entre as seis cidades mais violentas do Brasil, de acordo com o AnuĂĄrio Brasileiro de Segurança PĂșblica 2025, divulgado nesta quinta-feira (24). O ranking considera municĂpios com mais de 100 mil habitantes e analisa as Mortes Violentas Intencionais (MVI) ocorridas ao longo de 2024.
đ Cabo de Santo Agostinho aparece em 5Âș lugar nacional, com uma taxa de 73,3 mortes por 100 mil habitantes e 159 homicĂdios registrados em 2024 â um aumento de 16,1% em relação ao ano anterior.
đ SĂŁo Lourenço da Mata vem logo atrĂĄs, na 6ÂȘ colocação, com 86 mortes violentas e crescimento de 24,6% no mesmo perĂodo.
Segundo o levantamento, os dois municĂpios sofrem com a atuação de facçÔes criminosas ligadas ao trĂĄfico de drogas. No Cabo, a disputa entre grupos como o Comando Litoral 5 tem escalado a violĂȘncia. JĂĄ em SĂŁo Lourenço, o controle territorial por grupos armados Ă© apontado como fator central.
đŁïž REAĂĂO DAS PREFEITURAS
O prefeito do Cabo, Lula Cabral (SD), classificou os nĂșmeros como âalarmantesâ e criticou a falta de apoio do Governo do Estado.
âOs dados confirmam a gravidade da situação. Em seis meses de 2025, jĂĄ sĂŁo 85 casos â mais da metade do total de 2024. O pedido de reforço da Força Nacional foi negado. O efetivo do 18Âș BPM Ă© insuficiente para enfrentar o crime organizadoâ, declarou.
Jå a prefeitura de São Lourenço da Mata optou por não se pronunciar.
â ïž POLĂMICAS RECENTES
As duas cidades jĂĄ estiveram no centro de controvĂ©rsias sobre segurança pĂșblica este ano:
- No Cabo, Lula Cabral solicitou oficialmente Ă governadora Raquel Lyra (PSD) o envio da Força Nacional de Segurança. O pedido foi recusado com o argumento de que âas polĂcias estaduais estĂŁo capacitadasâ e que âos nĂșmeros estĂŁo em quedaâ.
- Em SĂŁo Lourenço da Mata, a polĂȘmica girou em torno da possĂvel remoção do batalhĂŁo da PM para Camaragibe. ApĂłs forte repercussĂŁo, o governo recuou e manteve a unidade no municĂpio. Mesmo assim, a cidade nĂŁo foi contemplada com os novos batalhĂ”es anunciados pelo Estado.
đ§ź RANKING DAS 10 CIDADES MAIS VIOLENTAS DO BRASIL EM 2024
(cidades com mais de 100 mil habitantes â MVI por 100 mil habitantes):
- Maranguape (CE)
- Jequié (BA)
- Juazeiro (BA)
- Camaçari (BA)
- Cabo de Santo Agostinho (PE)
- São Lourenço da Mata (PE)
- SimÔes Filho (BA)
- Caucaia (CE)
- MaracanaĂș (CE)
- Feira de Santana (BA)
đĄïž O QUE DIZ O GOVERNO DE PERNAMBUCO
Em nota, a Secretaria de Defesa Social (SDS) reconheceu os nĂșmeros do anuĂĄrio, mas destacou que 2025 jĂĄ apresenta 14 meses consecutivos de queda nos homicĂdios no estado.
O governo afirma que os dados do anuĂĄrio referem-se a 2024 e nĂŁo refletem os avanços do programa âJuntos Pela Segurançaâ, lançado em 2023.
Entre as açÔes destacadas:
- Nomeação de 2.400 novos PMs em agosto;
- Previsão de 7 mil novos policiais até 2026;
- Investimento de R$ 53 milhÔes em equipamentos;
- Criação de novos batalhĂ”es e unidades da PM e PolĂcia CientĂfica.
âAs reduçÔes consecutivas mostram que estamos no caminho certo. O foco Ă© transformar segurança pĂșblica em prioridade de Estadoâ, diz a nota.