🔥 “Metrô em chamas”: trem pega fogo durante embarque e causa pânico na Estação Cavaleiro, no Recife
Incidente ocorreu às 6h20, em pleno horário de pico. Imagens mostram labaredas sob o vagão e fumaça densa se espalhando pela plataforma.

Um princípio de incêndio em um trem do Metrô do Recife causou pânico entre os passageiros na manhã desta terça-feira (10), durante o embarque na Estação Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana. O episódio ocorreu por volta das 6h20, no auge do horário de pico, quando as composições costumam estar lotadas. Ninguém ficou ferido.
Vídeos registrados por usuários mostram chamas intensas sob o vagão e uma nuvem de fumaça se espalhando pela linha férrea, obrigando passageiros a se afastarem rapidamente da composição. A estação integra o ramal Jaboatão, da Linha Centro, uma das mais movimentadas do sistema.
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o incêndio começou após uma roda travar e gerar atrito com os trilhos — o calor provocado pelo contato com o aço teria dado início ao fogo. A composição foi recolhida em dez minutos e o incêndio, controlado logo em seguida. A circulação de trens não chegou a ser interrompida, mas houve atrasos nas viagens.
Para conter os impactos, a CBTU deslocou uma segunda composição a partir da Estação Jaboatão, a fim de atender os passageiros que se aglomeravam em Cavaleiro. O serviço foi normalizado por volta das 7h30.
O episódio expõe mais uma vez os recorrentes problemas enfrentados no sistema metroviário do Grande Recife, que transporta cerca de 120 mil pessoas por dia. Só em 2024 e 2025, o serviço já foi interrompido diversas vezes por falhas elétricas, quedas de energia, panes mecânicas e inundações.
🚇 Histórico recente de falhas:
- 16/05/2025 – Linha Sul do VLT foi parcialmente interditada após fortes chuvas.
- 20/06/2024 – Explosão em transformador paralisou os dois ramais da Linha Centro por 24 horas.
- 10/06/2024 – Todas as estações da Linha Centro amanheceram fechadas após pane elétrica.
- 11/03/2024 – Linha Sul ficou inoperante por falha na rede de energia.
Enquanto isso, avança o projeto de privatização da rede metroferroviária. O governo federal já autorizou a concessão do sistema à iniciativa privada, com leilão previsto até 2026 e início da nova gestão a partir de 2027.