🔥 Operação Vendeta mira execução de ex-PM Júnior Black, morto a tiros de fuzil em Boa Viagem

Quatro mandados de prisão e nove de busca e apreensão estão sendo cumpridos nesta terça-feira (13)

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou nesta terça-feira (13) a Operação Vendeta, que tem como foco principal a execução do ex-policial militar Júnior Black, assassinado com tiros de fuzil em julho de 2023, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

A ação mira uma organização criminosa envolvida em homicídios, porte ilegal de armas e crimes interestaduais. Foram expedidos quatro mandados de prisão e nove de busca e apreensão em cidades de Pernambuco, Paraíba e Mato Grosso do Sul. Pelo menos cinco suspeitos foram levados ao Grupo de Operações Especiais (GOE), no Recife.


🎯 Execução com fuzil em plena zona nobre

Júnior Black foi morto em uma emboscada na esquina das ruas Dr. João Guilherme Pontes Sobrinho e Ernesto de Paula Santos, uma área movimentada de Boa Viagem. Criminosos encapuzados atiraram de dentro de um carro branco. Foram encontradas 18 cápsulas de fuzil deflagradas no local.

Além do ex-PM, uma mulher de 54 anos que passava pelo local foi atingida e morreu na hora. Dias antes do crime, Júnior havia se envolvido em um tiroteio em Parnamirim, no Sertão, onde duas pessoas morreram.


🚔 Alvo de motim e expulsão da PM

Em setembro de 2021, Júnior Black foi expulso da Polícia Militar junto com outros sete agentes por envolvimento em um motim que terminou com a morte de um soldado no Centro de Reeducação da PM (Creed), unidade destinada a policiais que cometeram infrações graves.


🕵️‍♂️ Organização criminosa sob cerco

Operação Vendeta conta com 70 agentes, além de apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). Os alvos da operação atuavam em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Caetés, além de localidades na Paraíba e em Campo Grande (MS).

Segundo a PCPE, a quadrilha investigada tem envolvimento direto com a execução de Júnior Black e com uma série de homicídios no estado.

🗂️ O que dizem as investigações

  • O assassinato foi um ato de retaliação dentro da lógica do crime organizado, e pode estar ligado a disputas internas ou acertos de contas.
  • A organização sob investigação movimentava armas de grosso calibre e possuía ramificações fora do estado.
  • A apuração segue em curso, e novas prisões não estão descartadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *