🚇 METRÔ DO RECIFE PARA POR 24H EM PROTESTO CONTRA PRIVATIZAÇÃO

Os metroviários do Recife decidiram, em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (13), paralisar o sistema por 24 horas a partir das 22h. O protesto é contra o projeto de concessão do metrô à iniciativa privada, autorizado pelo governo federal, e ocorre um dia antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à capital pernambucana.
A categoria também cobra investimentos urgentes para modernizar as 37 estações das linhas Centro e Sul, que transportam cerca de 137 mil passageiros por dia. Segundo o presidente do Sindmetro, Luiz Soares, a paralisação pode se estender caso o governo não recue da proposta.
O ato reuniu sindicatos e movimentos sociais na Estação Central e lançou uma campanha nacional de mídia, com mais de 20 outdoors e painéis de LED em Recife pedindo a manutenção do metrô público.
Nos últimos meses, o sistema sofreu panes elétricas e longas paralisações, agravando a insatisfação de usuários e trabalhadores. A transferência da gestão para o Estado de Pernambuco ainda não foi concluída.