🚇 Metrô do Recife será privatizado até 2026
Sucateado, superlotado e alvo constante de críticas, o metrô do Recife, fundamental para a mobilidade de mais de 130 mil pessoas por dia, deve ser repassado à iniciativa privada até o fim de 2026. A medida é vista como saída emergencial para um sistema que virou sinônimo de transtornos e falhas crônicas.
🔥 Os principais pontos:
- 🏗 Leilão será realizado até o fim de 2026
- 📅 Nova gestão privada começa em 2027
- 💰 BNDES coordena o processo e busca modelo “eficiente e sustentável”
- 🚨 Em 2 anos, já foram 18 paralisações
- 🚶♀️ Passageiros já precisaram caminhar nos trilhos
- 💼 Concessão inclui 37 estações e 137 mil passageiros por dia
📉 Um sistema essencial que virou sinônimo de transtorno
Criado em 1983, o metrô do Recife deveria ser uma solução rápida para quem vive na capital e arredores. Hoje, virou motivo de queixa diária: trens superlotados, calor extremo, paralisações constantes e infraestrutura precária.
“Não dá mais. Já vi gente se machucar, cair. Parei de ir pro trabalho de metrô, mas tenho que usar pra chegar em casa cedo”, conta Severina Pereira, usuária que mora em Jaboatão.
🗓 Cronograma da concessão
📌 3º trimestre de 2025 – Estudos técnicos e consulta pública
📌 2º trimestre de 2026 – Aprovação dos órgãos de controle
📌 2º trimestre de 2026 – Publicação do edital
📌 4º trimestre de 2026 – Leilão
📌 1º trimestre de 2027 – Início da gestão privada
🛤 Como funciona hoje o metrô do Recife?
O sistema tem 37 estações e é dividido em:
- Linha Centro: Centro do Recife até Coqueiral, com ramais para Jaboatão e Camaragibe
- Linha Sul: Cajueiro Seco até a Estação Recife
- Linhas a diesel (VLTs): De Curado ao Cabo de Santo Agostinho e de Cajueiro Seco até o mesmo destino
📉 Os principais problemas estão na rede aérea, responsável por pelo menos 18 interrupções em dois anos.
⚙️ Quem vai comandar a mudança?
O processo é conduzido pelo BNDES e foi incluído no Novo PAC do governo Lula. A governadora Raquel Lyra (PSD)apoia a proposta — mostrando um raro alinhamento com o governo federal.
📌 A privatização depende de acordo tripartite entre o estado, a União e o banco de fomento.
🚨 Resistência e incertezas
O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco é contra a concessão. Alega risco à estabilidade dos quase 1.500 servidores concursados do sistema.
“Nossa bandeira é não à privatização. Defendemos mais investimentos públicos para um metrô de qualidade”, diz o sindicato.
🔧 Para o engenheiro Maurício Pina, especialista em transportes, independentemente da gestão, o sistema precisa de investimentos urgentes em trilhos, veículos e estrutura permanente.