🚧 Obra privada muda trânsito no Cais José Estelita. Parque urbano será construído no local
Trânsito muda no Cais José Estelita a partir desta quarta-feira (2) para dar início à construção de um novo parque urbano no Recife — e a obra não é da Prefeitura. A intervenção viária faz parte de uma contrapartida da iniciativa privada ligada ao Projeto Novo Recife.
A partir das 7h, os dois sentidos da Avenida José Estelita serão fechados. O tráfego será desviado para novas vias abertas dentro do complexo imobiliário. Serão três faixas por sentido, conectando a Zona Sul ao Centro e vice-versa. O sistema também contará com ciclovias, calçadas mais largas, travessias elevadas e retornos estratégicos para melhor fluidez.
A reestruturação do tráfego e a construção do parque urbano — com quase 10 hectares de área pública — são fruto de uma mitigação exigida aos empreendedores privados como parte do licenciamento do projeto. Segundo a Prefeitura, mais de R$ 120 milhões em obras estão sendo custeadas pela iniciativa privada.
“Essas ações são obras privadas com fins públicos. O novo parque e o viário fazem parte da pactuação com os empreendedores”, disse o prefeito João Campos.
O novo sistema viário será composto por duas avenidas paralelas:
- Sentido Zona Sul – Centro: mais próximo à Bacia do Pina;
- Sentido Centro – Zona Sul: passando após o Cabanga Iate Clube.
As mudanças têm impacto direto na mobilidade urbana e prometem melhorar a ligação entre a Avenida Sul, a Dantas Barreto e a orla, com previsão de travessia nivelada para pedestres.
Para orientar os motoristas, agentes de trânsito e orientadores da CTTU estarão nos pontos principais durante os primeiros dias de adaptação.
🟡 Custo da obra viária: R$ 50 milhões, pagos pelos empreendedores do Projeto Novo Recife.