🚨 BANCO DO BRASIL BLOQUEIA CARTÃO DE CRÉDITO DE MORAES POR SANÇÕES DA LEI MAGNITSKY
O Banco do Brasil (BB) bloqueou um cartão de crédito internacional do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após a inclusão de seu nome na lista de sanções da Lei Magnitsky, dos Estados Unidos.

Segundo apuração do jornal Valor Econômico, não está claro qual era a bandeira do cartão. Fontes apontam que o ministro teria recebido como alternativa um novo cartão Elo, única bandeira nacional controlada por BB, Bradesco e Caixa. Diferente das estrangeiras, a Elo não possui operações nos EUA.
O BB informou que não comentaria o caso, citando sigilo bancário. Outras instituições financeiras consultadas também evitaram confirmar se Moraes é correntista.
O episódio mostra como as sanções americanas começam a impactar de forma prática autoridades brasileiras. Especialistas em direito financeiro afirmam que bancos nacionais enfrentam um dilema: cumprir decisões judiciais brasileiras, como a do ministro Flávio Dino — que rejeitou a aplicação automática de leis estrangeiras — ou seguir normativas internacionais, sob pena de perder credibilidade e até sofrer sanções bilionárias e bloqueios em operações internacionais.