🚨 BANCO DO BRASIL BLOQUEIA CARTÃO DE CRÉDITO DE MORAES POR SANÇÕES DA LEI MAGNITSKY

Banco do Brasil (BB) bloqueou um cartão de crédito internacional do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após a inclusão de seu nome na lista de sanções da Lei Magnitsky, dos Estados Unidos.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Segundo apuração do jornal Valor Econômico, não está claro qual era a bandeira do cartão. Fontes apontam que o ministro teria recebido como alternativa um novo cartão Elo, única bandeira nacional controlada por BB, Bradesco e Caixa. Diferente das estrangeiras, a Elo não possui operações nos EUA.

O BB informou que não comentaria o caso, citando sigilo bancário. Outras instituições financeiras consultadas também evitaram confirmar se Moraes é correntista.

O episódio mostra como as sanções americanas começam a impactar de forma prática autoridades brasileiras. Especialistas em direito financeiro afirmam que bancos nacionais enfrentam um dilema: cumprir decisões judiciais brasileiras, como a do ministro Flávio Dino — que rejeitou a aplicação automática de leis estrangeiras — ou seguir normativas internacionais, sob pena de perder credibilidade e até sofrer sanções bilionárias e bloqueios em operações internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *