🚨 CASTRO DOBRA APOSTA: GOVERNADOR DIZ TER MAIS 10 OPERAÇÕES AGENDADAS CONTRA O CRIME ORGANIZADO NO RIO
Governador anuncia ofensiva contínua após megaoperação que deixou 121 mortos; ações terão aval judicial e foco em territórios dominados por facções
Em meio à repercussão da megaoperação que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), afirmou nesta terça-feira (4) que o estado já tem dez novas operações contra o crime organizado autorizadas pela Justiça.
“Temos mais dez operações agendadas”, disse Castro, ao defender a continuidade das ações policiais em áreas dominadas por facções criminosas.
Segundo o governador, as novas operações não serão ocupações prolongadas das comunidades, mas intervenções estratégicas semelhantes à da semana passada — com foco em núcleos armados e rotas de tráfico.
Castro afirmou ainda que, em dezembro, o governo deve iniciar uma ação de retomada de territórios em Jacarepaguá, na zona sudoeste da capital.
Além disso, a partir da próxima semana, a Polícia Militar e a Polícia Civil passarão a realizar operações diárias em bairros da Zona Oeste e na Baixada Fluminense, com o objetivo de remover barricadas instaladas por facções criminosas nas entradas e vielas das favelas.
De acordo com o governador, serão entre cinco e dez grupos táticos trabalhando simultaneamente nessas ações.
A fala de Castro vem em meio à forte aprovação popular registrada em pesquisas recentes sobre a operação do dia 28 de outubro — considerada a mais letal da história do país — e após o presidente Lula criticar a ação, classificando-a como uma “matança”.
📍 #RioDeJaneiro #ClaudioCastro #ComandoVermelho #OperaçãoPolicial #SegurançaPública