đš MĂE DE ALĂCIA VALENTINA DIZ QUE MĂDICA DISSE NĂO SER GRAVE E NĂO REAVALIOU A MENINA
A mĂŁe de AlĂcia Valentina, de 11 anos, que morreu apĂłs ser espancada dentro da escola em BelĂ©m do SĂŁo Francisco, SertĂŁo de Pernambuco, relatou que uma mĂ©dica afirmou que o caso ânĂŁo era graveâ e nĂŁo voltou a reavaliar a criança depois do atendimento inicial.
Em entrevista à Rådio Cana Brava FM, nesta quinta-feira (11), a mãe contou que decidiu levar a filha para casa porque nenhum profissional retornou para verificar o quadro da menina. Segundo ela, a médica limitou-se a aplicar medicação e não deu alta formal.
AlĂcia foi levada ao hospital pela coordenadora da escola logo apĂłs a agressĂŁo. De acordo com a mĂŁe, a profissional relatou que a menina tinha levado um soco no nariz e outro no ouvido, chegando a sangrar pela boca e pelo ouvido.
A prefeitura de BelĂ©m do SĂŁo Francisco negou negligĂȘncia e disse, em nota, que a criança saiu da unidade por decisĂŁo da famĂlia, sem autorização da mĂ©dica plantonista.
A tia da vĂtima, Maria Helena dos Santos, afirmou que apenas um adolescente bateu em AlĂcia, diferente da versĂŁo inicial de que teriam sido quatro colegas. Segundo ela, a motivação pode ter sido o fato de a menina nĂŁo querer namoraro agressor.
No dia da agressĂŁo, cĂąmeras registraram AlĂcia pedindo ajuda a uma funcionĂĄria da escola, com sangramento no rosto. Ela passou por trĂȘs hospitais, mas nĂŁo resistiu ao traumatismo craniano e teve morte cerebral no Hospital da Restauração, no Recife, no Ășltimo domingo (7).