đš âNĂO EXISTE POSSIBILIDADE DE RECUAR UM MILĂMETROâ, DIZ MORAES AOÂ WASHINGTON POST
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou ao jornal americano Washington Postque nĂŁo pretende ceder Ă s pressĂ”es polĂticas apĂłs ser alvo de sançÔes do governo Donald Trump.

Na entrevista, Moraes declarou:
â âNĂŁo existe a menor possibilidade de recuar nem um milĂmetro. Quem tiver que ser condenado, serĂĄ condenado; quem tiver que ser absolvido, serĂĄ absolvido.â
O jornal descreveu Moraes como o âxerife da democracia brasileiraâ, destacando sua atuação contra a desinformação, sua decisĂŁo de suspender o X (antigo Twitter) no Brasil e a condução dos processos que tornaram Jair Bolsonaro inelegĂvel.
Trump, por sua vez, acusa o ministro de promover uma âcaça Ă s bruxasâ contra Bolsonaro e de restringir a liberdade de expressĂŁo. O Washington Post lembrou que Moraes jĂĄ ordenou a prisĂŁo de polĂticos e atĂ© destituiu o governador de BrasĂlia apĂłs os ataques golpistas de 8 de janeiro.
Apesar das crĂticas de que teria acumulado poder demais, o ministro rebateu: disse que suas decisĂ”es foram todas revisadas pelo STF e nenhuma foi revertida. Para ele, o Brasil precisa ser mais rigoroso com ameaças democrĂĄticas porque viveu ditaduras e sucessivas tentativas de golpe.
â âNĂŁo hĂĄ como recuar daquilo que devemos fazer. O Brasil foi infectado pelo autoritarismo, e meu papel Ă© aplicar a vacina.â
Moraes tambĂ©m classificou como âtemporĂĄriaâ a tensĂŁo entre Brasil e Estados Unidos, responsabilizando aliados de Bolsonaro, como Eduardo Bolsonaro, por espalhar desinformação que teria envenenado a relação entre os paĂses.