🦈 Turista é mordida por tubarão durante snorkel em Fernando de Noronha
Advogada de São Paulo sofreu ferimento na perna, foi atendida na ilha e afirmou nas redes sociais que passa bem

Uma turista de São Paulo foi mordida por um tubarão-lixa enquanto praticava snorkel em Fernando de Noronha, nesta sexta-feira (9). A advogada Tayane Cachoeira Dalazen, de 36 anos, sofreu um ferimento na perna direita e precisou de atendimento médico no Hospital São Lucas, na ilha.
De acordo com a administração de Fernando de Noronha, a turista deu entrada na unidade consciente, orientada e em estado estável, com ferimento superficial e sem risco à vida. Foram realizados curativos, prescritos medicamentos e dadas orientações para cuidados locais.
Nas redes sociais, Tayane confirmou o ataque e tranquilizou seguidores. Em uma postagem no Instagram, ela mostrou a perna enfaixada e escreveu: “Levei uma mordida de tubarão-lixa enquanto fazia snorkel, está tudo bem!”. Em outro vídeo, ela exibiu o ferimento, que aparece em formato circular.
Após o atendimento, o hospital acionou órgãos de Vigilância Ambiental, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões, que passaram a monitorar a área e adotar medidas preventivas junto ao setor de turismo.
O tubarão-lixa é uma espécie comum no litoral brasileiro e em regiões tropicais do Atlântico. Conhecido pelo comportamento tranquilo, o animal tem hábitos noturnos e raramente se envolve em incidentes com humanos. Especialistas destacam que ataques desse tipo são incomuns e, em geral, ocorrem de forma defensiva.
A turista, que também pratica surf, afirmou que não pretende deixar o mar e que pretende retornar a Fernando de Noronha.