APAGÃO CIBERNÉTICO AFETA SERVIÇOS GLOBAIS E CHEGA AO BRASIL

Apagão já afeta aeroportos e bancos pelo mundo

Nesta sexta-feira (19/7), problemas cibernéticos afetaram serviços de transportes, saúde, finanças, telecomunicações e mídia ao redor do mundo, incluindo o Brasil. No país, aplicativos de bancos como Bradesco, Nubank, Neon e Next estão instáveis.

Países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Índia, Nova Zelândia, África do Sul e Alemanha relataram a pane cibernética, ligada a uma falha global em sistemas de computação em nuvem no sistema operacional Microsoft Windows.

Segundo o Downdetector, que monitora distúrbios técnicos, houve picos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft desde a noite de quinta-feira (18). A agência de notícias Reuters informou que a companhia global de cibersegurança CrowdStrike alertou seus clientes que o software Falcon Sensor estaria causando a falha operacional, incluindo instruções para contorná-la manualmente.

Ainda não está claro se a CrowdStrike é a única fonte dos problemas ou se há outras causas. A plataforma Microsoft Azure confirmou que está investigando e trabalhando para uma resolução. Fontes do governo britânico afirmaram que os distúrbios não estão sendo tratados como um ciberataque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *