Chuvas Torrenciais e Inundações Deixam Mais de 50 Mortos em Valência, Espanha
Mais de 50 pessoas perderam a vida na província de Valência, na Espanha, devido às fortes chuvas e inundações que atingem a região. O número de vítimas deve crescer, pois várias pessoas ainda estão desaparecidas. O desastre foi causado pelo fenômeno climático conhecido como Depressão Isolada em Níveis Altos (DANA), que ocorre quando uma massa de ar frio desce sobre uma área de ar quente, desencadeando chuvas intensas.
De acordo com o balanço atualizado pela Comunidade Valenciana, 51 óbitos já foram confirmados, e equipes de resgate seguem em busca de vítimas nas áreas alagadas. O impacto das inundações também foi sentido nas comunidades autônomas de Castilla-La Mancha e Andaluzia. Veja abaixo o vídeo:
“Ficamos presos como ratos. Carros e até contêineres de lixo foram arrastados pela correnteza nas ruas”, relatou Ricardo Gabaldón, prefeito da cidade de Utiel, próxima a Valência. “A água chegou a subir três metros”, destacou.
As tempestades também causaram graves danos à infraestrutura, deixando aproximadamente 40 mil pessoas sem energia elétrica e forçando a suspensão das viagens ferroviárias entre Madri e Valência. Em resposta à emergência, o Congresso Nacional da Espanha suspendeu as sessões previstas para esta quarta-feira (30).
Em solidariedade ao país vizinho, o vice-premiê italiano Antonio Tajani publicou uma mensagem de apoio às famílias das vítimas, destacando sua estima pelo rei Filipe VI como símbolo de unidade neste momento difícil para a Espanha.