ADOLESCENTES MARCAVAM ASSALTOS A ÔNIBUS PELO INSTAGRAM NA RMR E SÃO APREENDIDOS PELA POLÍCIA

Trio agia no Derby, Olinda e Paulista; usavam facas para ameaçar vítimas e exibiam rotina criminosa nas redes sociais

Três adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, foram apreendidos em flagrante após assaltar passageiros de um ônibus na Avenida Tabajara, entre Olinda e Paulista, na Região Metropolitana do Recife, na noite da última segunda-feira (21). A captura aconteceu no dia seguinte, com celulares e um cartão VEM roubados.

📲 CRIMES ERAM MARCADOS PELO INSTAGRAM

Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, os jovens combinavam os assaltos pelas redes sociais. “O que apuramos é que o grupo atuava no bairro do Derby, em Olinda e Paulista, sempre marcando os assaltos pelo Instagram”, explicou a delegada Euricélia Nogueira, da 7ª Delegacia Seccional de Olinda.

Após o flagrante, a polícia conseguiu identificar outros quatro possíveis envolvidos, o que deve ampliar o alcance das investigações.

🔪 ASSALTOS COM VIOLÊNCIA

A delegada relatou que os adolescentes utilizavam facas e ameaçavam fisicamente as vítimas. “Apesar de não haver relatos de feridos nos boletins, a intimidação era constante”, disse. Os jovens já estavam sendo investigados por cinco assaltos praticados entre junho e julho deste ano.

Um dos suspeitos apreendidos vivia em um condomínio no bairro do Fragoso, em Olinda, onde a equipe da Malhas da Lei intensificou o monitoramento até chegar ao trio.

📉 SDS DIZ QUE ROUBOS A ÔNIBUS CAÍRAM

Apesar da gravidade dos casos, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgou que os roubos a coletivos vêm caindo na RMR. Em junho de 2025, foram 25 ocorrências, contra 39 no mesmo mês de 2024 — uma queda de 35,9%. No Recife, a redução foi de 30%; em Paulista, 83%; e em Igarassu, nenhum caso registrado.

A SDS atribui os números à Operação Transporte Seguro, que realizou mais de 21 mil abordagensapreensões de armas e centenas de prisões apenas no primeiro semestre de 2025.

⚖️ DESTINO DOS APREENDIDOS

Após audiência, os adolescentes foram encaminhados à Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase). Eles foram autuados por ato infracional equivalente ao crime de roubo e seguem à disposição do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

A delegada reforçou: registrar o Boletim de Ocorrência é essencial para identificar padrões de atuação e responsabilizar os envolvidos. “Foi graças aos BOs que conseguimos identificar que se tratava de um grupo reincidente”, completou Euricélia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *