Áudio do VAR revela impasse sobre gol polêmico em Sport x Fortaleza: “Imagens inconclusivas”
A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou na tarde deste domingo (27/4) o áudio da análise do lance polêmico que marcou o empate sem gols entre Sport e Fortaleza, no sábado (26/4), na Ilha do Retiro, no Recife.
A polêmica começou após um chute de Yago Pikachu, do Fortaleza. A bola acertou o travessão, quicou no chão e saiu do campo. A dúvida era se ela havia cruzado totalmente a linha do gol — o que configuraria o tento para a equipe cearense.
Durante a checagem, o árbitro de vídeo (VAR), Rodolpho Toski Marques, admitiu dificuldade em confirmar o lance:
“Ver totalmente eu não consigo ver, mas eu tenho um sentimento. Pela goal line, não consigo ver claramente. A imagem é inconclusiva. Não consigo ver espaço entre a bola e a linha.”
O jogo ficou paralisado por cerca de oito minutos enquanto a equipe de arbitragem revisava as imagens. Sem uma conclusão definitiva do VAR, a decisão final ficou a cargo do árbitro de campo, Matheus Delgado Candançan, que optou por não validar o gol.
A equipe de arbitragem foi composta ainda pelos assistentes Alex Ang Ribeiro e Daniel Paulo Ziolli, além dos auxiliares de VAR Herman Brumel Vani e Vinícius Gonçalves Dias Araújo — todos de São Paulo.
A divulgação do áudio gerou ainda mais debates entre torcedores e especialistas sobre a necessidade de tecnologias mais precisas, como a “Goal Line Technology”, nos jogos nacionais.