Bombeiros italianos recuperam corpo de bilionário em naufrágio na Sicília
Nesta quinta-feira (22), os bombeiros italianos recuperaram o corpo do bilionário britânico Mike Lynch, que estava a bordo do iate de luxo “Bayesian” que naufragou no início da semana na costa da Sicília, informou a Guarda Costeira italiana.
O corpo de Lynch foi encontrado entre os destroços da embarcação, que afundou após uma forte tempestade e um tornado na região onde estava ancorada na segunda-feira (19). A filha do magnata, de 18 anos, ainda estava desaparecida até o fechamento desta reportagem. Lynch, conhecido como o “Bill Gates do Reino Unido”, era um destacado magnata da tecnologia e estava a bordo do iate com sua esposa, filha e amigos. O bilionário celebrava uma recente absolvição em um processo por fraude envolvendo sua empresa de softwares, a Autonomy.
O naufrágio, que ocorreu com 22 pessoas a bordo, resultou na morte de seis indivíduos. As vítimas identificadas são:
- Mike Lynch, bilionário e fundador da Autonomy;
- Jonathan Bloomer, presidente do conselho de administração do Morgan Stanley International;
- Judy Bloomer, psicóloga e esposa de Jonathan;
- Chris Morvillo, advogado que defendeu Lynch nos EUA;
- Neda Morvillo, designer de joias e esposa de Chris Morvillo;
- Recaldo Thomas, chef de cozinha canadense residente em Antígua.
Os corpos foram recuperados em diferentes momentos: o do chef Thomas foi encontrado no dia do acidente, enquanto os outros quatro foram localizados nos destroços na quarta-feira. O corpo de Lynch foi encontrado nesta quinta-feira.
Além das vítimas fatais, 15 pessoas foram resgatadas com vida, incluindo a esposa de Lynch, uma convidada com sua bebê de 1 ano e sua família, e nove membros da tripulação. O iate, que se encontra a cerca de 50 metros de profundidade, apresentou dificuldades significativas para os mergulhadores devido à sua inclinação e ao fundo marinho complicado.
A investigação sobre o naufrágio está em andamento. A polícia e a procuradoria locais estão analisando as causas do acidente. O comandante do “Bayesian”, James Catfield, foi interrogado por mais de duas horas na terça-feira. Uma inspeção preliminar do iate não revelou vazamentos no casco, e o mastro de alumínio, com 75 metros de altura, estava intacto.
O fenômeno de tornados no Mar Mediterrâneo é raro, e as condições meteorológicas extremas nas últimas semanas causaram várias tempestades e inundações na Itália. As buscas e resgates continuam com embarcações especializadas e equipes de mergulhadores.