Candidato é flagrado com escuta e fraudando concurso da Prefeitura de Olinda
Na manhã deste domingo, dia 19, um candidato foi flagrado utilizando um dispositivo eletrônico para fraudar a prova do concurso para o cargo de agente de trânsito da Prefeitura de Olinda. O fato ocorreu durante a aplicação do exame na Escola de Referência do Ensino Médio de Beberibe, no Recife.
Segundo relatos, o candidato, ao ser questionado em sala sobre o uso de um dispositivo eletrônico, começou a gritar e causar tumulto, gerando reclamações dos demais participantes. Antes do início da prova, ele havia declarado em voz alta que sofria de incontinência urinária e que precisaria ir ao banheiro várias vezes, o que de fato aconteceu poucos minutos após o início do exame.
Durante a inspeção, detectores de metal indicaram a presença de um objeto eletrônico na região dos glúteos do candidato. Ele reagiu exaltado, afirmando ser agente penitenciário e conhecer seus direitos, recusando-se a ser tocado. Após insistência dos outros candidatos, o homem foi retirado da sala e detido até a chegada da polícia.
A confusão continuou nos corredores da escola, com destruição de patrimônio do estabelecimento pelo suspeito. Além disso, informações indicam que o suspeito teria lançado para longe o dispositivo de escuta, para não ser recolhido pelos fiscais da banca. Dispositivos desse tipo são comumente usados em fraudes de concursos para receber ou transmitir respostas.
Após o tumulto, o candidato foi preso pela Polícia, levado para a delegacia e, em seguida, encaminhado para a audiência de custódia.
NOTA DA PREFEITURA DE OLINDA
Em nota, a Prefeitura de Olinda informou que acionou o Instituto Consulplan, responsável pela organização e aplicação do concurso, para solicitar esclarecimentos sobre o fato. O Instituto confirmou que, em um caso isolado ocorrido na Escola de Referência do Ensino Médio de Beberibe, um candidato foi flagrado utilizando um ponto eletrônico. A empresa afirmou que já tomou as devidas providências.
A Prefeitura de Olinda destacou ainda que criou uma comissão formada por servidores para fiscalizar e acompanhar todo o serviço da empresa contratada, que é responsável por todas as etapas do concurso.
NOTA DA POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO
Em nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que, no dia 19/05, registrou ocorrências de estelionato/fraude, ameaça e dano/depredação no interior de uma escola estadual no bairro de Beberibe, durante a etapa de um concurso público do município de Olinda. Um homem de 33 anos, agente de segurança do Rio Grande do Norte, foi detido por policiais militares após causar tumulto, quebrar objetos da escola e ser flagrado utilizando um ponto eletrônico.
Na delegacia, o suspeito foi autuado em flagrante delito e, após a aplicação das medidas administrativas, encaminhado para audiência de custódia, ficando à disposição da justiça.
Entramos em contato com a Consulpan, organizadora do concurso, e aguardamos respostas até o momento.