Capitão e sargentos do Exército são condenados por desviar carne do Colégio Militar do Recife

O Superior Tribunal Militar (STM) condenou sete militares e ex-militares por desviar carnes e outros alimentos do rancho do Colégio Militar do Recife, na Zona Oeste da capital. Segundo o Ministério Público Militar (MPM), os acusados escondiam os produtos em sacos de lixo e até usavam viaturas para transportar as cargas.

Foram condenados o capitão João Martins Gomes Neto, os sargentos Nilson de França Silva, Ronaldo Silva dos Santos e Adalberto Corrêa, além de ex-cabos e um ex-soldado. As penas variam de 3 anos e 4 meses a 3 anos e 9 meses de prisão. Três dos condenados também perderam o posto nas Forças Armadas.

De acordo com a investigação, o esquema funcionava às sextas-feiras, após o expediente e a saída do comandante. Os militares chamavam a ação de “Dia dos Dez Mirréis”. Testemunhas relataram desvios frequentes de carne, arroz, leite e feijão desde 2015. Em 2019, um vídeo flagrou parte do crime, revelando que até recrutas eram obrigados a carregar os alimentos para carros de graduados.

Um laudo apontou prejuízo de mais de R$ 69 mil ao patrimônio público. Os réus haviam sido absolvidos em 1ª instância, mas o MPM recorreu e conseguiu a condenação. As penas serão cumpridas em regime aberto e ainda cabem recursos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *