“Chuva preta” atinge cidades brasileiras
Na terça-feira, 10 de setembro, os moradores do Sul do Brasil foram surpreendidos por um fenômeno raro conhecido como “chuva preta”. A chuva que caiu na região apresentou uma coloração escura, resultado da combinação de fuligem proveniente de queimadas com as gotas de água.
O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) esclareceu que a presença de partículas de fumaça na atmosfera influenciou a cor da precipitação. “A ‘chuva preta’ ocorre quando a chuva, originada das nuvens, passa por uma atmosfera densamente poluída por fumaça”, explicou a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
Além do Sul brasileiro, Josélia Pegorim relatou que o fenômeno também foi registrado em cidades do norte do Uruguai, próximas à fronteira com o Rio Grande do Sul. De acordo com as previsões meteorológicas, a expectativa é de que a chuva continue nos próximos dias, o que pode resultar na ocorrência do fenômeno em outras localidades do estado, incluindo Porto Alegre, Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte.