Delegado que atirou em jovem em Fernando de Noronha é ouvido e liberado pela polícia

Caso gera revolta na ilha; moradores protestam e cobram prisão de Luiz Alberto Braga, que alega legítima defesa

O delegado Luiz Alberto Braga, filmado atirando em um jovem morador de Fernando de Noronha durante uma festa na madrugada desta segunda-feira (5), foi ouvido pela Polícia Civil, teve a arma apreendida e, em seguida, foi liberado. O caso gerou protestos na ilha, com moradores bloqueando a BR-363 e exigindo punição imediata.

Segundo a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), a Corregedoria abriu procedimento preliminar e acompanha as investigações, que estão sob responsabilidade do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Recife. Um inquérito policial foi instaurado por portaria.

“O acusado já foi ouvido, e a arma, recolhida. Testemunhas estão sendo ouvidas na Ilha, e imagens de câmeras foram solicitadas para análise”, informou a SDS, que não forneceu mais detalhes sobre o andamento do caso.

🔫 Tiro após briga com ciúmes

Testemunhas relataram que o delegado discutiu com a esposa durante uma festa no Forte dos Remédios. Minutos depois, ao ver a mulher conversando com o jovem Emmanuel Pedro Gonçalves Apory, de 25 anos, o delegado teria ficado enciumado e partido para o confronto.

Por volta da 1h, câmeras de segurança registraram o momento em que Luiz Alberto abordou Emmanuel na saída de um banheiro. Nas imagens, ele aparece empurrando o rapaz, apontando o dedo em tom agressivo e, após um tapa, é confrontado pela vítima. A discussão evolui para luta corporal e, então, o delegado saca uma arma do bolso e atira na perna de Emmanuel, que correu em busca de socorro.

Testemunhas disseram que o delegado apresentava sinais de embriaguez.

🧑‍⚕️ Vítima está internada no Recife

A administração da ilha informou que Emmanuel está em estado de saúde estável e, no início da tarde, foi transferido em uma UTI aérea para o Hospital da Restauração, no Recife, onde segue internado sem previsão de alta.

🚨 Ilha protesta e cobra justiça

A liberação do delegado após o depoimento causou revolta em Fernando de Noronha. Moradores protestaram no aeroporto durante o embarque do policial para o Recife e bloquearam a BR-363 com pneus e madeira em chamas.

🧑‍✈️ Delegado estava de plantão na ilha

Luiz Alberto Braga cumpria plantão cobrindo férias do titular da Delegacia de Fernando de Noronha. Ele é lotado na Delegacia de Repressão ao Roubo de Cargas (Depatri), no Recife.

🛡️ Associação de delegados sai em defesa

Em nota, a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) defendeu Luiz Alberto Braga, afirmando que ele reagiu a uma “agressão injusta”:

“O delegado identificou-se como policial, recolheu a arma ao coldre e só reagiu após ser violentamente agredido. O disparo na perna teve como objetivo cessar o ataque e preservar vidas.”

A Adeppe nega que o delegado estivesse bêbado e diz que ele se apresentou espontaneamente à Polícia Federal e solicitou exames toxicológicos e de corpo de delito para provar sua versão dos fatos.

🏰 Organização da festa se manifesta

A direção do Forte Noronha, onde o evento era realizado, lamentou o caso em nota oficial. Confirmou que o delegado estava armado de forma legal, que socorro foi prestado imediatamente à vítima, e que as imagens do circuito interno foram repassadas às autoridades.

“Mantemos contato com os familiares de Emmanuel e oferecemos todo o suporte necessário à sua recuperação”, informou a administração do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *